Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Setembro Alunos realizam trabalho voluntário na comunidade de Irurama

Alunos realizam trabalho voluntário na comunidade de Irurama

Estudantes do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da UFOPA participarão, nos próximos dias 10 e 11 de setembro, de uma ação junto à comunidade de Irurama, em Santarém/PA, como parte do projeto “Infraestrutura básica na comunidade do Irurama”. O projeto de pesquisa e ação faz parte do módulo “Integração na Base Real (IBR)” e tem a coordenação da Profa. Dra. Tânia Brasileiro.

Cerca de 40 alunos se voluntariaram para realizar a limpeza de espaços públicos, como ruas, quadra esportiva e praça central, e a pintura de postes, árvores, meio-fio, bancos, mesas e barracas pertencentes ao patrimônio da comunidade, que realizará em novembro um de seus principais eventos anuais: o Festival da Mandioca. O objetivo é realizar “um processo de conscientização da população, mostrando que ela não pode esperar apenas pelo poder público. Além de reivindicar, a comunidade também deve buscar a autogestão”, explica a coordenadora.

O projeto é um dos 9 que estão sendo desenvolvidos pelas turmas do CFI, no módulo IBR, em comunidades localizadas entre Santarém e Alter do Chão, trabalhando com os eixos “Educação, Saúde e Cidadania”. Também no dia 11, um dos grupos finalizará as discussões sobre ecoturismo sustentável na comunidade de Caranazal, com a exibição de filme e a entrega de lixeiras para coleta seletiva, produzidas a partir de material reutilizado, a partir das 17h.

A ação junto à comunidade de Irurama, no km 13 da Rodovia Everaldo Martins, será realizada a partir das 8h nos dois dias.

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

6/9/2012