Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Setembro Aulas reiniciam na UFOPA

Aulas reiniciam na UFOPA

Começou nesta segunda-feira, 24, a reposição de aulas relativas ao 1º semestre de 2012 na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). O calendário de reposições se estenderá até o próximo dia 27 de outubro de 2012, totalizando 5 semanas. No primeiro dia, o retorno dos alunos foi tímido.

O retorno às aulas foi decidido na última quarta-feira, 19, com o fim da greve dos professores, que durou cerca de 4 meses. A volta às aulas foi decidida em assembleia realizada pelo sindicato da categoria.

No Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), houve aulas normais durante a paralisação. Outro instituto que desenvolveu atividades durante o período foi o Instituto de Engenharia e Geociências (IEG). No Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), os programas de Ciências Jurídicas, Ciências Econômicas, Desenvolvimento Regional e Arqueologia e Antropologia retornaram às atividades nesta segunda-feira. As aulas do ICS ocorrem no Amazônia Boulevard (Av. Mendonça Furtado). No Instituto de Ciências da Educação (ICED), cujas aulas ocorrem no Campus Rondon (Avenida Marechal Rondon), as aulas também retornam ao normal nesta segunda-feira.

O pró-reitor de Ensino de Graduação, José de Oliveira Aquino, pede aos alunos que retornem às aulas e não acumulem trabalhos. Ele explica o calendário de reposição. “Tivemos seis semanas de paralização e teremos cinco semanas de reposição, mas com a inclusão dos sábados como dia letivo, completa-se o calendário. Nenhum aluno sofrerá prejuízo”. O início do segundo semestre de 2012 deve iniciar-se em novembro e se estender até março de 2013.

De acordo com o pró-reitor, os alunos que ingressarão na UFOPA em 2013 no Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) não serão afetados por esse calendário. “O ingresso no CFI está previsto para a segunda quinzena de fevereiro de 2013, já que o centro não teve as atividades paralisadas em 2012”. Aquino também confirmou a realização das aulas do Parfor/2013, no mês de janeiro, conforme o previsto.

Na última sexta-feira, a Administração Superior da UFOPA convocou os estudantes ao imediato retorno. O reitor da Universidade, Prof. Dr. José Seixas Lourenço, destacou que a greve na UFOPA foi parcial, o que vai facilitar a normalização do calendário acadêmico.

Lenne Santos – Comunicação/UFOPA

24/9/2012