Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Setembro Estudantes da Suécia realizam estudo de campo na UFOPA

Estudantes da Suécia realizam estudo de campo na UFOPA

Duas estudantes da Universidade Sueca de Ciências Agrícolas (Sveriges Lantbruksuniversitet, SLU) de Uppsala, na Suécia, encontram-se na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), realizando intercâmbio estudantil. Emma Norlander e Emelie Andersson são alunas do último ano do curso de Medicina Veterinária e escolheram a UFOPA para realizar um estudo de campo de curta duração, ou Minor Field Study, atividade obrigatória no currículo da universidade sueca.

As estudantes, cuja viagem foi financiada pela Agência Sueca de Cooperação e Desenvolvimento Internacional (Styrelsen för Internationellt Utvecklingssamarbete – SIDA, na sigla em inglês), instituição governamental, explicam que escolheram vir a Santarém por indicação de seu professor, Ulf Emanuelsson, que mantém contato com o Prof. Humberto Hamad Minervino, da UFOPA. Desde 2011, Minervino coordena um projeto de pesquisa, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), denominado “Soroprevalência e detecção molecular de agentes parasitários em equinos de três grupos de risco diferentes na região Oeste do Pará”. Durante 8 semanas, as intercambistas irão desenvolver pesquisas dentro do projeto, com o trabalho “Seroprevalence of antibodies against Theileria equi, Rickettsia spp., Neospora caninum and Toxoplasma gondii in Óbidos and Oriximiná, Pará State”. Ao final da pesquisa, elas deverão apresentar os resultados na forma de um trabalho de conclusão de curso.

O professor explica que o projeto tem por objetivo determinar a prevalência de diferentes doenças em equinos de diferentes grupos de risco: aqueles utilizados para esportes, como a vaquejada; para trabalhos em propriedades rurais; e os urbanos, que são os carroceiros. “As alunas irão realizar uma parte desse trabalho. Elas vão coletar sangue de todos os animais, aplicar questionários para os donos desses animais, processar as amostras e fazer toda a parte de laboratório”, explica.

Sobre suas primeiras impressões a respeito da experiência, as estudantes dizem estar apreciando a região, apesar da diferença de temperatura e do choque cultural: “Há muitas diferenças culturais em relação ao nosso país, mas as pessoas têm sido muito simpáticas e hospitaleiras”, disse Emma Norlander.

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

26/9/12