Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Setembro Estudo aponta necessidade de biblioteca digital na UFOPA

Estudo aponta necessidade de biblioteca digital na UFOPA

Um estudo que propõe a criação de uma biblioteca digital da produção científica da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) foi apresentado, na última quinta-feira, dia 20, no Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, que acontece em Gramado (RS).

Carla Girard, Creuza Andréa Santos e Mayco Ferreira Chaves, bibliotecários documentalistas, são os autores do estudo “Proposta de uma biblioteca digital da produção científica da Universidade Federal do Oeste do Pará”, que aborda a necessidade de uma biblioteca digital e sua relevância para a visibilidade e disseminação da produção científica da UFOPA. De acordo com Creuza Santos, a expectativa é que este estudo intensifique a construção da Biblioteca Digital da Produção Científica da UFOPA, juntamente com a elaboração de uma política de preservação digital. “Em breve, iremos apresentar a proposta na própria biblioteca da Universidade”, informa.

O XVII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias teve como tema a Biblioteca Universitária como laboratório na sociedade de informação e objetivou a reflexão sobre a biblioteca universitária como laboratório de ensino, voltado para o desenvolvimento de competências informacionais e de pesquisa, atuante na identificação e no acesso às informações necessárias para a formação profissional e o avanço do conhecimento técnico e científico. Os trabalhos apresentados podem ser vistos na página http://www.snbu2012.com.br.

A UFOPA possui atualmente três programas de mestrado: Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA), Recursos Aquáticos Continentais Amazônicos (PPGRACAM) e Mestrado Profissional em Matemática em rede Nacional (PROFMAT), este no âmbito de uma rede nacional de instituições de ensino superior; e dois de doutorado: Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) e Doutorado Interinstitucional em Educação (Dinter), este em parceria com a Unicamp. As dissertações de mestrado até agora defendidas junto ao PPGRNA já estão disponíveis, de forma provisória, no portal da instituição.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

21/9/2012