Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Setembro Jovens talentos em matemática recebem premiação

Jovens talentos em matemática recebem premiação

Jovens Talentos em Matemática 12/9/2012

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), iniciativa cujo objetivo é estimular o ensino da matemática e revelar jovens talentos na área, premiou nesta quarta-feira, dia 12, os alunos e escolas que tiveram desempenho de destaque na edição de 2011 da Olimpíada. A solenidade aconteceu no Auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) no Campus Tapajós, e contou com a presença do Prof. Hugo Diniz, coordenador regional das Olimpíadas em Santarém; Lílian Tícia Souza Ferreira, representante da Secretaria Municipal de Educação; e Marcos Moura Gentil, representando a 5ª Unidade Regional de Educação (5ª URE).

Em Santarém, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Álvaro Adolfo da Silveira é uma das 33 escolas de todo país premiada com troféu da competição. Para Rosário Martins de Sousa, professora da disciplina de matemática da escola contemplada, a premiação é um momento de reconhecimento do trabalho desenvolvido, mas o principal ator deste processo é o aluno. “O maior mérito é do aluno, pois se ele não se interessar, se ele não se sentir motivado nada acontece. Claro que nós, os professores, fazemos a nossa parte, ao propiciar o momento de estudo e de pesquisa”, comenta. Ao todo, nove alunos da escola Álvaro Adolfo receberam menção honrosa.

Edrian Werner Carvalho, aluno da Escola Estadual de Ensino Fundamental Gonçalves Dias, é um dos muitos alunos que estão acostumados em receber premiações nas olimpíadas de matemática. Na edição de 2010, Edrian Carvalho ganhou medalha de bronze e neste ano levou menção honrosa. "Gosto de matemática e participar da olimpíada é um estímulo a mais", disse.

UFOPA – Dos oito anos de existência da OBMEP, há sete a UFOPA (anteriormente como Campus de Santarém da UFPA) contribui com a etapa regional que acontece em Santarém. De acordo com o professor Hugo Diniz, coordenador regional da OBMEP, ao longo desses anos, a Universidade vem contribuindo, e muito, para este processo, tanto no treinamento dos alunos de iniciação científica, como no uso das dependências, e também com o envolvimento de alunos do último ano do curso de matemática e professores na correção das provas aplicadas na olimpíada. E os resultados na criação e fortalecimento de um espírito científico já podem ser observados. “Já colhemos os frutos deste trabalho, pois já temos vários alunos da UFOPA premiados na OPMEP, uma delas já está no mestrado em Geofísica. Esses alunos não necessariamente estão na área da matemática. Temos outro aluno medalhista da OBMEP que faz mestrado em Letras”, relata o professor. A banda musical da escola estadual Maestro Wilson Dias da Fonseca encerrou a cerimônia.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

12/9/2012