Você está aqui: Página Inicial Notícias 2012 Setembro UFOPA inicia reposição de aulas na próxima segunda, 24

UFOPA inicia reposição de aulas na próxima segunda, 24

Terminou na última quarta-feira, 19, a greve dos professores da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Com o fim da paralisação de cerca de 4 meses, decidida em assembleia realizada pelo sindicato da categoria, a Administração Superior da UFOPA agora convoca os estudantes que tiveram atividades suspensas para o imediato retorno às aulas. A reposição de aulas relativas ao 1º semestre de 2012 terá início na próxima segunda-feira, dia 24 de setembro, e se estenderá até o dia 27 de outubro de 2012, totalizando 5 semanas.

O reitor da Universidade, Prof. Dr. José Seixas Lourenço, destaca que a greve na UFOPA foi parcial, o que facilita a normalização do calendário acadêmico. “A universidade está festejando a retomada das suas atividades. Primeiramente, nós nunca suspendemos o nosso calendário acadêmico, tendo em vista que parte dos docentes manteve suas atividades. Houve instituto que desenvolveu seu trabalho normalmente, que foi o Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), e outro que já normalizou sua situação, que foi o Instituto de Engenharia e Geociências (IEG). Então, temos dois institutos que estão com suas atividades acadêmicas normais e irão concluir o ano letivo antes do Natal. Estamos fazendo a reposição de aulas somente daqueles docentes que interromperam suas atividades”, explica.

Para o reitor, apesar dos prejuízos aos alunos, houve um amadurecimento da comunidade acadêmica e ganhos para a categoria. “A administração superior sempre considerou absolutamente legítima a reivindicação, seja dos docentes, seja dos técnicos administrativos. De fato, a categoria dos docentes universitários teve um ganho bem superior a qualquer outra. Embora não seja o que muitos pleiteavam, de qualquer maneira é um avanço significativo”, disse.

Comunicação/UFOPA

20/9/2012