Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Abril Alunos do curso de especialização em Jornalismo Científico lançam publicação

Alunos do curso de especialização em Jornalismo Científico lançam publicação

O livro eletrônico intitulado “Jornalismo Científico e Pesquisa na Amazônia” será lançado nesta quinta-feira, 18, às 18h30, na sala 104 do Bloco de Salas Especiais do Campus Tapajós. A publicação é organizada pelos professores doutores Manuel Dutra (coordenador do curso) e Samuel Lima, responsável pela disciplina Laboratório 2 – Linguagens: Jornalismo, Ciência e Tecnologia, do curso de especialização em Jornalismo Científico (UFOPA/UFPA).

Ao todo, constam da publicação dezessete entrevistas com pesquisadores ligados à Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), às Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) e ao Instituto Federal do Pará (Unidade de Santarém). Essas entrevistas foram feitas pelos alunos do curso, exceto a concedida pelo professor Manuel Dutra.

“As entrevistas abordam estudos realizados pelos pesquisadores nas mais diferentes áreas do conhecimento, em especial aquelas que são desenvolvidas no âmbito da UFOPA”, informou Samuel Lima. O prefácio da obra é assinado pela professora Alessandra Carvalho, pesquisadora santarena que atualmente integra o corpo de docentes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e que também ministrou disciplinas no curso.

O livro será publicado pela Editora Insular, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e disponibilizado em várias bibliotecas digitais da área de comunicação, como na BOCC, de Portugal, uma das fontes de pesquisa mais consultadas do mundo; na da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); na da USP; na da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); na da UFRJ e da Universidade de Brasília (UnB), entre outras.

O curso, coordenado pelo prof. Manuel Dutra (FACOM/UFPA), é o primeiro do gênero na região e teve no quadro de docentes professores renomados de universidades brasileiras que atuam na área de divulgação científica, entre outras. No próximo mês de agosto, 25 alunos, a maioria jornalistas atuantes na imprensa de Santarém, receberão o título de especialistas em Jornalismo Científico.

(Lenne Santos – Comunicação UFOPA)

17/4/2013