Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Abril Pró-reitores da UFOPA recebem reivindicações de alunos indígenas

Pró-reitores da UFOPA recebem reivindicações de alunos indígenas

Pró-reitores Aldo Queiroz e José Aquino recebem alunos indígenas

Alunos indígenas de etnias da região Oeste do Pará, regularmente matriculados na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), foram recebidos, no Campus Tapajós, ao ar livre, por representantes da Reitoria da instituição. O pró-reitor de Ensino de Graduação, José de Oliveira Aquino, e o pró-reitor de Planejamento Institucional, Aldo Queiroz, que tiveram os rostos pintados pelos indígenas, participaram de um pequeno ritual, minutos antes de assinarem documento no qual se comprometem a agendar uma audiência com o reitor José Seixas Lourenço, que, ainda nesta semana, deve receber a Coordenação Provisória dos Acadêmicos Indígenas da UFOPA.

Após a entrega do documento, os indígenas solicitaram uma visita ao prédio da reitoria, o que foi prontamente atendido. Dentro do prédio, fizeram um pequeno ritual de dança e foram fotografados. Tudo ocorreu de forma amigável e tranquila. Em seguida, os indígenas se dirigiram à lanchonete no bosque da universidade, onde confraternizaram.

Os alunos vieram reclamar, principalmente, do atraso no pagamento da bolsa permanência (ajuda de custo que os alunos recebem do governo federal para custear as despesas com alimentação e aluguel enquanto estiverem estudando). “Temos dificuldade em nos manter na cidade, não estamos acostumados com a comida da cidade, tivemos um parente que passou muito mal porque comeu sardinha, ele não estava acostumado. Temos muitas dificuldades, isso faz com que necessitemos ainda mais de apoio da universidade”, afirmou João Tapajós, aluno do curso de Antropologia. De acordo com a Pró-reitoria da Comunidade, Cultura e Extensão (PROCCE), os pagamentos atrasados serão liberados nesta segunda-feira, 22. Entre os motivos para o atraso, estão pendências com a documentação dos indígenas. No último dia 16 de abril, a PROCCE publicou, no Portal da UFOPA, comunicado em que solicita a presença dos alunos para resolver essas pendências.

Outra reivindicação apresentada refere-se à questão da língua portuguesa, dominada de forma parcial por parte dos alunos indígenas.  A Pró-reitoria de Ensino (PROEN) publicou, no último dia 12 de abril, o edital nº 005/2013 para seleção de monitores, cujo objetivo é contribuir para a melhoria do aprendizado da língua portuguesa pelos alunos indígenas.

De acordo com o documento entregue aos pró-reitores, que é assinado por Adenilson Borari, os alunos estão abertos ao diálogo. “Viemos apresentar os problemas que enfrentamos e queremos abrir um diálogo para encontrar as soluções, a fim de garantir o acesso à permanência e à tranquilidade para o aprendizado, e a nossa formação profissional para ajudar o desenvolvimento dos nossos povos e aldeias”.

A UFOPA mantém, desde 2010, processo de seleção diferenciado para o ingresso de alunos indígenas. O Processo Seletivo Especial (PSE) destina 65 vagas anuais para quem se autodeclara indígena. Atualmente, a UFOPA atende cerca de 140 alunos oriundos de diversas etnias da região Oeste do Pará.

Comunicação/UFOPA

22/4/2013