Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Abril Programa “English Through Music” completa um ano no ar e muda de dia e horário

Programa “English Through Music” completa um ano no ar e muda de dia e horário

O Projeto de Extensão “English Through Music”, o ensino de inglês por meio de textos musicalizados via Rádio, coordenado pelo professor Dr. Valdenildo dos Santos, do programa de Letras/Iced, acaba de completar um ano no ar pela Rádio Emissora Rural de Santarém.

O projeto teve seu início em setembro de 2011 com reedições de programas da série “English By Music” e sua veiculação pela Rádio Comunitaria Gurupatuba FM.

A série “English Through Music”, conforme prevista no projeto original, começou a ser produzida pelo seu coordenador e gravada nos estúdios de Comunicação Social da FIT, Faculdades Integradas do Tapajós, numa parceria com a UFOPA, a partir de março de 2012.

Um ano depois já foram produzidos 102 programas dos quais cerca de 90 edições inéditas, com estreia em 31 de março de 2012, com a explicação gramatical e leitura semiótica do texto de Bruno Mars, “Talking to the Moon”, “conversando com a lua”, levado ao ar às 18:30, com duração de 45 minutos e o apoio cultural da Emissora rural de Santarém.

O projeto de extensão apresenta três etapas: a produção de um roteiro de programa a partir da seleção da letra de uma canção popular, a gravação nos estúdios da Faculdades Integradas do Tapajós e a veiculação pela Rádio Rural de Santarém.

Após ser gravado, o programa é editado para finalmente ser veiculado, momento em que é inserido na grade de programação. “é um processo trabalhoso que levo mais ou menos umas vinte horas seguidas de trabalho, porque para a produção, que inclui pesquisa na internet junto às principais emissoras do País para saber sobre as músicas mais pedidas, para conferir o gosto popular, passo a escrever o roteiro, produzir o programa propriamente dito o que implica em pesquisas que exploram as explicações gramaticais, conforme vão aparecendo os termos empregados na canção, bem como pesquisas em fontes bibliográficas que tratam da leitura do texto num viés crítico, como a semiótica francesa. Depois do programa escrito e corrigido, vamos ao estúdio e gastamos de duas a quatro horas para a gravação de dois programas que são, ao final, integrados em um para ocupar o espaço destinado na grade de programação da Emissora Rural de Santarém”, explica o coordenador, prof. Dr. Valdenildo dos Santos.

Depois de colhidas as vozes, o áudio é editado pelo Trindade Costa, editor de imagens e áudio da Fit e, dois dias depois, o programa já editado é passado por alguns ajustes finais, numa espécie de reedição para que dois programas sejam integrados em um para caber no espaço de veiculação, agora de 30 minutos, todas as terças feiras, as 14:05 na Rádio Rural.

Cada letra apresenta número de estrofes diferenciado o que faz com que cada programa assuma um tempo específico e diferente. Ao terminar esse minucioso processo, o programa está finalmente pronto e, então, é entregue ao Zé Maria, Coordenador de programação da Rádio Rural, que o insere na grade de programação da emissora. Somando-se a produção, gravação e edição faz parte ainda do projeto a produção e gravação de chamadas dos programas e vinhetas de abertura, intervalar e de encerramento do programa.

A partir de janeiro de 2013, com o apoio da SOUFOPA, Sociedade dos Amigos da UFOPA, o programa passou a ser veiculado às 14:05, todas as terças feiras, com meia hora de duração em que são agregados, ora um, ora dois programas, dependendo do tempo de cada um deles.

Neste período divulgou-se a marca FIT e UFOPA por 96 vezes e em eventos científicos no Rio de Janeiro, Cuiabá, Mato Grosso e Londrina, no Paraná. Não só nestes eventos, mas em minicursos que nasceram a partir do roteiro radiofônico envolvendo mais de 20 professores de Língua Inglesa da Rede Pública de Ensino de Santarém e cidades do Oeste do Pará. Estes professores também divulgaram o programa radiofônico junto aos seus alunos num "efeito dominó" que também alcançou os professores cursistas do PARFOR de Monte Alegre, Oriximiná, Alenquer, Itaituba e Juruti. Mais de quarenta alunos de letras se envolveram na extensão do projeto com a criação de vídeo clipes a partir dos roteiros radiofônicos, como o caso dos professores cursistas de Itaituba que levaram, igualmente, o nome da FIT, Rádio Rural e UFOPA

Para o mês de abril, atendendo a vários pedidos dos colegas professores da Rede Pública de Ensino, passamos a divulgar com antecedência os programas que irão ao ar todas as terças as 14:05, para que possam gravá-los e acompanhá-los, cujos roteiros podem ser disponibilizados segundo solicitação encaminhada ao e-mail ufopa@hotmail.com

Dia 2 de abril serão apresentados os programas “It was almost like a song”, na voz de Dionne Warwick e Ronnie Milsap e “Sea of love”, de Robert Plant, ex-Led Zepelin e Honeydrippers.

Dia 09, tema do filme 007, “The Skyfall”, na voz de Adele e “Goodbye Cruel World”, do Pink Floyd.

Dia 16, “At Last”, de Eta James na voz de Beyoncé e “Have you ever seen the rain”, do Creedence Clearwater Revival.

Dia 23 “93 million miles” de Jason Marz, tema de Zilah, da novela Salve Jorge e dia 30 de abril o “Flash-Back” de Maggie Macneal, “when you’re gone”, “quando você for embora.

O programa contou, em 2012, com a participação de Andy Dallos e Donovan Erving, assistentes de professores da Fullbright em parceria com a UFOPA e da aluna de Letras Alessandra Araujo que continua nas gravações junto da assistente de professor, a americana da California, Tracy Gwendolyn, da Fullbright.

Prof. Valdenildo dos Santos, coordenador do Projeto “English Through Music”.

1º/4/2013