Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Abril Programa de extensão da UFOPA realiza ações em Óbidos

Programa de extensão da UFOPA realiza ações em Óbidos

O Programa de Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia (PROEXT/MEC) da UFOPA promoverá ações de extensão no município de Óbidos/PA entre os dias 12 e 15 de abril de 2013. A primeira delas, coordenada pela Profa. Sandra Maria Sousa da Silva, com participação dos alunos Neylane Santana, Luana Cardoso, Williane Ketene e Wilson Frazão, é o registro da memória viva dos comunitários do Quilombo Muratubinha, a cerca de 2 horas de barco de Óbidos, na margem direita do rio Amazonas. A comunidade tem mais de 100 anos e mantém viva a memória afro-brasileira. O programa atua na comunidade há 2 anos, promovendo ações que permitam aos comunitários desenvolver o quilombo na perspectiva do turismo sustentável.

Já a segunda ação é coordenada pelo Prof. Itamar Rodrigues Paulino, com a participação dos alunos Camila Lopes, Alessandra Batista, Geovanna Moraes, Zaneide Cantuária e João Correa, em parceria com o Museu Integrado de Óbidos. Trata-se do registro, na forma de inventários, de peças históricas do museu que ainda necessitam de catalogação, além da digitalização de documentos históricos da época cacaueira, no período colonial.

Comunicação/UFOPA, com informações da Coordenação do Programa Cultura, Identidade e Memória na Amazônia

Crédito da foto: Itamar Paulino

10/4/2013