Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Abril UFOPA cria projeto de canoagem para encontrar talentos olímpicos

UFOPA cria projeto de canoagem para encontrar talentos olímpicos

UFOPA cria projeto de canoagem para encontrar talentos olímpicos

O multicampeão brasileiro de canoagem coordenará o projeto da UFOPA

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), por meio do projeto de canoagem de velocidade “Esse rio é minha rua”, pretende encontrar e lapidar talentos para as Olimpíadas de 2016. O projeto, submetido ao Ministério dos Esportes, resgata as ações do projeto Navegar, uma herança da unidade descentralizada da UFRA, que por falta de apoio institucional deixou de atender crianças e jovens que praticavam canoagem, vela e remo, em Santarém.

Assim como o projeto Navegar, o projeto de canoagem da UFOPA também terá a coordenação do esportista Hiel Gesã Peres de Queiroz, multicampeão brasileiro de canoagem, que está concorrendo ao destaque intermunicipal do Troféu Rômulo Maiorana. “O projeto Navegar foi o primeiro projeto de canoagem do Brasil. Um projeto-piloto começou em Santarém, nas dependências do Iate Clube, sob a responsabilidade da família Grael. Isso porque o primeiro instrutor de canoagem de Lars Grael foi um alemão que reside aqui em Santarém. Em 2011, o projeto foi transferido para a antiga área da Sudam, hoje UFOPA. Por falta de recursos, o projeto foi suspenso. Ficamos apenas com a escola de canoagem que funciona aos sábados. A boa notícia é que, com o diálogo e a parceria com a UFOPA, o projeto de inclusão social através da prática de esporte náutico será retomado e como Núcleo de Base de Canoagem Velocidade, na cidade de Santarém/PA, para a identificação e lapidação de talentos que formarão as seleções brasileiras de base de Canoagem Velocidade”, comemora.

Para a Profa. Ediene Pena Ferreira, diretora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT) da UFOPA, o projeto “Esse rio é minha rua”, além de identificar talentos e promover atletas talentosos para esportes aquáticos, também irá favorecer a política da universidade de abrir os portões para a sociedade. “Realmente, nossa proposta foi de dar oportunidade para que alunos das escolas que estão em volta da universidade venham participar deste projeto”, informa.

Troféu Rômulo Maiorana – Para quem ainda não sabe, o futuro instrutor de esporte náutico da UFOPA, Hiel Gesã, é um dos destaques da canoagem paraense e brasileira. Hiel é 11 vezes campeão brasileiro na modalidade. Esta marca, a que nenhum outro paraense chegou até hoje, e também a sua história com o projeto Navegar, creditam ao multicampeão concorrer à premiação Troféu Romulo Maiorana, na categoria Destaque Intermunicipal.

Para votar no santareno Hiel Gesã, acesse a página http://globoesporte.globo.com/pa/enquete/vote-no-destaque-intermunicipal-do-para-em-2012.html.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

2/4/2013