UFOPA cria projeto de canoagem para encontrar talentos olímpicos
A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), por meio do projeto de canoagem de velocidade “Esse rio é minha rua”, pretende encontrar e lapidar talentos para as Olimpíadas de 2016. O projeto, submetido ao Ministério dos Esportes, resgata as ações do projeto Navegar, uma herança da unidade descentralizada da UFRA, que por falta de apoio institucional deixou de atender crianças e jovens que praticavam canoagem, vela e remo, em Santarém.
Assim como o projeto Navegar, o projeto de canoagem da UFOPA também terá a coordenação do esportista Hiel Gesã Peres de Queiroz, multicampeão brasileiro de canoagem, que está concorrendo ao destaque intermunicipal do Troféu Rômulo Maiorana. “O projeto Navegar foi o primeiro projeto de canoagem do Brasil. Um projeto-piloto começou em Santarém, nas dependências do Iate Clube, sob a responsabilidade da família Grael. Isso porque o primeiro instrutor de canoagem de Lars Grael foi um alemão que reside aqui em Santarém. Em 2011, o projeto foi transferido para a antiga área da Sudam, hoje UFOPA. Por falta de recursos, o projeto foi suspenso. Ficamos apenas com a escola de canoagem que funciona aos sábados. A boa notícia é que, com o diálogo e a parceria com a UFOPA, o projeto de inclusão social através da prática de esporte náutico será retomado e como Núcleo de Base de Canoagem Velocidade, na cidade de Santarém/PA, para a identificação e lapidação de talentos que formarão as seleções brasileiras de base de Canoagem Velocidade”, comemora.
Para a Profa. Ediene Pena Ferreira, diretora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT) da UFOPA, o projeto “Esse rio é minha rua”, além de identificar talentos e promover atletas talentosos para esportes aquáticos, também irá favorecer a política da universidade de abrir os portões para a sociedade. “Realmente, nossa proposta foi de dar oportunidade para que alunos das escolas que estão em volta da universidade venham participar deste projeto”, informa.
Troféu Rômulo Maiorana – Para quem ainda não sabe, o futuro instrutor de esporte náutico da UFOPA, Hiel Gesã, é um dos destaques da canoagem paraense e brasileira. Hiel é 11 vezes campeão brasileiro na modalidade. Esta marca, a que nenhum outro paraense chegou até hoje, e também a sua história com o projeto Navegar, creditam ao multicampeão concorrer à premiação Troféu Romulo Maiorana, na categoria Destaque Intermunicipal.
Para votar no santareno Hiel Gesã, acesse a página http://globoesporte.globo.com/pa/enquete/vote-no-destaque-intermunicipal-do-para-em-2012.html.
Talita Baena – Comunicação/UFOPA
2/4/2013