Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Abril UFOPA isenta estudantes de taxa antes de Lei Federal

UFOPA isenta estudantes de taxa antes de Lei Federal

Criada em 2009, com um modelo acadêmico inovador baseado na interdisciplinaridade, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com sede em Santarém (Oeste do Pará), isenta todos os alunos de taxa de inscrição, inclusive os que não se enquadram nos requisitos da Lei 12.799, de 11 de abril de 2013, que isenta de taxas alunos com renda per capita igual ou inferior a 2,5 salários mínimos e os que tenham cursado o ensino médio completo na rede pública de ensino.

Desde sua criação, a UFOPA já realizou três processos seletivos e em nenhum deles cobrou qualquer tipo de taxa de inscrição ou matrícula. Em 2011, foram 17.598 candidatos inscritos. Em 2012, 16.725, e em 2013, 16.610. As inscrições são feitas, gratuita e exclusivamente, via Internet, através da página eletrônica www.ufopa.edu.br. A seleção se dá por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) indicada pelo candidato no ato da inscrição. Em 2013 foram ofertados 33 cursos, sendo um novo: o de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Anualmente a UFOPA oferta 1.150 vagas para a Formação Interdisciplinar 1, etapa inicial da Universidade, com duração de 1 semestre cursado por todos os aprovados. As vagas distribuem-se entre os turnos matutino, vespertino e noturno. A opção pelo curso de graduação ocorrerá durante o percurso acadêmico do candidato aprovado, tendo em vista a progressão nos ciclos de estudos conforme o Índice de Desempenho Acadêmico (IDA).

Sistema de Cotas

Em 2013, a universidade reservou 576 vagas (ou seja, 50%) para o sistema de ingresso por cotas sociais, conforme a Lei Nº 12.711, de 16 de agosto de 2012, e a Portaria Nº 18, de 11 de outubro de 2012. Vale destacar ainda que as instituições poderiam implementar a nova lei federal, na sua totalidade, em até 4 anos, mas a UFOPA optou por adotá-la integralmente já no Processo Seletivo 2013, em virtude das especificidades apresentadas pelos candidatos que ingressam na universidade, sendo a maior parte oriunda de escolas públicas.

Processo seletivo Especial

A UFOPA também adota o Processo Seletivo Especial (PSE), que institui seleção diferenciada para candidatos indígenas. São ofertadas mais 65 vagas para os candidatos indígenas aprovados para a etapa inicial, Formação Interdisciplinar I. A opção pelo curso de graduação ocorre durante o percurso acadêmico, tendo em vista a progressão nos ciclos de estudos, conforme o Índice de Desempenho Acadêmico (IDA), a exemplo do Processo Seletivo Regular.

Lenne Santos - Comunicação/UFOPA

12/4/2013