Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Abril UFOPA participa de seminário sobre acessibilidade na educação superior

UFOPA participa de seminário sobre acessibilidade na educação superior

UFOPA participa de seminário sobre acessibilidade na educação superior

Representantes da Ufopa participaram do Seminário Incluir

No dia 14 de março de 2013 ocorreu em Brasília o Seminário Incluir – Acessibilidade na Educação Superior, promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC), através do “Programa Incluir – acessibilidade na educação superior”. O programa é executado por meio da parceria entre a Secretaria de Educação Superior/SESU e a SECADI. Representando a UFOPA, participaram o reitor, José Seixas Lourenço; o pró-reitor de Ensino de Graduação, José Antônio Oliveira Aquino; e o Coordenador de Ensino Pedagógico, Luís Alípio Gomes.

Na oportunidade, debateu-se o direito da pessoa com deficiência à educação superior e orientações para elaboração e execução de projetos para implementação dos Núcleos de Acessibilidade nas IFES. O evento foi também um espaço de compartilhamento de experiências de outras instituições que já vêm implementando ações em relação à acessibilidade.

Pessoas com deficiência são definidas pela Convenção da ONU como aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, as quais, em interação com diversas barreiras atitudinais e ambientais, podem ter obstruída a sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Como resultado do seminário, iniciou-se uma discussão na Pró-reitoria de Ensino (PROEN) da UFOPA sobre a necessidade da constituição de um Grupo de Trabalho (GT), que terá, entre outras atribuições, fomentar a criação e a consolidação do Núcleo de Acessibilidade na UFOPA.

Comunicação/UFOPA, com informações da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEN)

5/4/2013