Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Abril UFOPA recebe reunião do Fórum Estadual do PARFOR

UFOPA recebe reunião do Fórum Estadual do PARFOR

Pronunciamento do reitor da Ufopa

Representantes de secretarias municipais de educação e coordenadores do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), de cinco instituições públicas federais de ensino superior, que ofertam cursos de licenciatura em todo o estado do Pará, estiveram reunidos em Santarém, durante a 3ª Reunião Anual do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Pará e também na 38ª reunião ordinária, realizadas nos dias 25 e 26, no hotel Barrudada Tropical.

O reitor da UFOPA, Prof. Dr. José Seixas Lourenço, abriu as atividades da 38ª Reunião do Parfor, relembrando a história de interiorização da Universidade Federal do Pará (UFPA), quando foi reitor daquela instituição, na década de 1980. “Há 25 anos estamos conduzindo este processo de interiorização e por isso mesmo sabemos como este cenário é configurado, sabemos quais são esses desafios. Um deles é o envolvimento consciente do poder público local. Ele é fundamental para que o município receba o apoio tecnológico das universidades. No Nordeste do Pará, o município de Bragança é um exemplo. Atualmente, graças a esse comprometimento, o município tem um centro de excelência em genética e biologia e é referência”, enfatizou o reitor.

A pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Pará, Marlene Freitas, ressaltou o papel e o entusiasmo do Prof. Dr. Seixas Lourenço, para ela, um dos grandes responsáveis pela interiorização do ensino superior no estado do Pará. “Eu penso que o entusiasmo é importante, pois já há um declínio na demanda de professores sem licenciatura no estado, o que permite passarmos para outros objetivos para a melhoria da educação básica em nosso estado”, disse.

Após a solenidade de abertura, Licurgo Brito, secretário adjunto de ensino da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), coordenou os trabalhos da reunião ordinária. No ato, foi aprovada a ATA da 37ª reunião, com inclusão de proposições de pauta, como a definição da posição do coordenador estadual.

Maximizando experiências

A construção em rede e o compartilhamento das experiências das cinco instituições públicas que executam o Parfor no Pará – UFOPA, UFPA, UFRA, IFPA e UEPA – têm ocorrido por meio dos encontros mensais e comitês semanais, nos quais são discutidos ofertas e demandas dos cursos, e tambémestrutura acadêmica e os planos pedagógicos deles. “Na verdade, nós compartilhamos experiências de modo a maximizar o desenvolvimento doParfor no Estado e, como muitas vezes, os desafios são os mesmos, e por meio deste compartilhamento conseguimos chegar a boas reflexões e soluções dos desafios”, esclarece Katia Corrêa, coordenadora do Parfor/UFOPA.

Atualmente, a UFOPA possui 3.140 alunos do Parfor em cinco licenciaturas integradas. Em 2013, a Capes autorizou a oferta de 21 turmas. O próximo encontro do fórum promovido pela UFOPA ocorrerá no mês de setembro deste ano.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

26/4/2013