Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Agosto Alunos do ICTA realizam visita técnica à Capitania Fluvial de Santarém

Alunos do ICTA realizam visita técnica à Capitania Fluvial de Santarém

Duas turmas de estudantes do Programa de Recursos Aquáticos e Aquicultura (PRAA), do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da UFOPA, participaram de visitas às instalações da Capitania Fluvial de Santarém, nos dias 16 e 18 de julho de 2013. A atividade integrou a disciplina “Segurança do Trabalho”, ministrada pela Profa. Dra. Xaene Maria F. D. Mendonça.

Após uma breve explanação sobre o trabalho desenvolvido pela Capitania, os alunos assistiram a uma palestra sobre “Segurança na Navegação”, com o 3º sargento Jailson Bezerra Dias, que falou sobre itens indispensáveis à embarcação e procedimentos necessários em caso de naufrágio. Os alunos também tiveram oportunidade de conhecer as principais recomendações para uma operação segura das embarcações, a fim de garantir a salvaguarda das vidas humanas e das cargas transportadas. A visita também faz parte das atividades de rotina da Capitania Fluvial de Santarém, que recebe alunos de ensino fundamental, médio, técnico e superior de instituições públicas e privadas, buscando orientar sobre o tema em questão.

Segundo a professora, o objetivo da atividade é “fazer com que os estudantes entendam qual o papel da Marinha do Brasil, em particular da Capitania Fluvial de Santarém-PA, no que se refere à segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição ambiental por parte das embarcações, plataformas fixas ou suas instalações de apoio nas águas sob jurisdição nacional”. Durante a visita, de caráter acadêmico, os estudantes puderam associar a teoria trabalhada ao longo da disciplina às atividades práticas desenvolvidas pela Capitania.

Comunicação/UFOPA, com informações da Profa. Dra. Xaene Maria Mendonça

5/8/2013

Dois momentos da visita do grupo da UFOPA à Capitania Fluvial da Marinha em Santarém - 16 e 18/7/2013 - Fotos: Profa. Xaene Maria Mendonça