Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Agosto UFOPA implantará Instituto de Saúde Coletiva

UFOPA implantará Instituto de Saúde Coletiva

O novo instituto ofertará os cursos de Medicina e de Odontologia, além do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde Coletiva

A Reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) irá propor ao Ministério da Educação (MEC) a criação do Instituto de Saúde Coletiva, unidade acadêmica que inicialmente deverá ofertar os cursos de graduação de Medicina e de Odontologia, além do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde Coletiva. A ação tem como base a Política Nacional de Expansão de Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior (IFES), instituída pelo MEC, e no estímulo recebido da Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior (Seres), em reunião recente.

Segundo a Reitoria da UFOPA, o projeto pedagógico dos cursos terá como componente central o atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) e todo o processo de implantação será acompanhado pela Seres, unidade do MEC responsável pela regulação e supervisão de instituições de ensino superior do país, tendo como referência a Portaria nº 2, de 1º de fevereiro de 2013.

Inovador, o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde Coletiva terá um papel importante para adequar o profissional da saúde a um novo modo do processo de trabalho em saúde, que enfatiza a promoção da saúde, a prevenção de riscos e agravos, a reorientação da assistência a doentes e a melhoria da qualidade de vida da população. Já a criação do curso de Medicina tem como objetivo principal contribuir para a redução da demanda por estes profissionais da saúde, principalmente na região Norte.

Apoio – Durante reunião ocorrida este mês em Brasília, para tratar da regulação dos cursos da UFOPA, o reitor José Seixas Lourenço recebeu o apoio do secretário da Seres, Jorge Rodrigo Araújo Messias, para dar início à implantação do curso de Medicina na UFOPA.

Seixas Lourenço também participou da reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizada em Belém nos dias 1º e 2 de agosto de 2013, que contou com a presença do ministro da Educação,  Aloizio Mercadante,  e do secretário de Ensino Superior (SESu),  Paulo Speller.

Na oportunidade, a Andifes divulgou Nota de Apoio ao Programa “Mais Médicos”, que tem como um de seus componentes a Política Nacional de Expansão de Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior. Esse programa tem, segundo as autoridades do MEC, o “mérito de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), voltado para atender a toda a população, principalmente as parcelas mais excluídas do país”.

Com base no posicionamento da Andifes, na reunião do ministro da Educação com os reitores, no apoio do secretário da SESu e do secretário da Seres, o reitor da UFOPA iniciou as discussões para a criação do Instituto de Saúde Coletiva e a implantação de seus cursos.

Comunicação UFOPA, com informações da Reitoria

21/8/2013