Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Agosto UFOPA participa do II Encontro dos Bacharelados Interdisciplinares

UFOPA participa do II Encontro dos Bacharelados Interdisciplinares

Representantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) participaram do II Encontro dos Bacharelados Interdisciplinares, ocorrido entre os dias 7 e 9 de agosto de 2013 na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Câmpus de Poços de Caldas, MG. Promovido pela Secretaria de Educação Superior (SESU) do Ministério da Educação (MEC), pelo Comitê Nacional e pela UNIFAL, o Encontro teve como principal objetivo contribuir para a consolidação e o ordenamento dos Bacharelados Interdisciplinares (BIs), considerados como proposta de inovação curricular do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).

Participaram do evento representantes das universidades federais brasileiras que já adotam o modelo e de instituições com interesse em implantá-lo. O evento reuniu reitores, pró-reitores, diretores e coordenadores de unidades acadêmicas e administrativas, docentes e técnicos administrativos, além de estudantes de algumas IFES.

A UFOPA participou do Encontro com estande e apresentação de pôsteres e material informativo da Universidade. O pró-reitor de Ensino de Graduação da UFOPA, Prof. Dr. José Aquino, atuou na condição de expositor, relatando, juntamente com outras universidades, a experiência da implantação do novo modelo acadêmico. Além do pró-reitor, participaram do evento pela UFOPA: Luís Alípio Gomes (Pedagogo/PROEN), Adailson Soares Viana (Pedagogo/ICS), Prof. Dr. Nirson Medeiros Neto (Coordenador BI/ICS), Prof. Dr. João Ricardo Vasconcellos Gama (Diretor/IBEF), Profa. Dra. Fátima Matos (Diretora/CFI) e Profa. Dra. Dóris Faria (Assessoria Especial da Reitoria).

Durante o evento, discutiu-se a respeito do crescente número de instituições que vêm aderindo aos bacharelados interdisciplinares, bem como sobre os fundamentos que embasam o novo modelo. O encontro encerrou-se com o lançamento da Carta de Poços de Caldas, onde se fez referência a esse novo contexto das universidades, bem como aos desafios que necessitam ser superados.

Comunicação/UFOPA, com informações da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEN)

19/8/2013