Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Fevereiro Movimento Salve Juá e UFOPA realizam reunião

Movimento Salve Juá e UFOPA realizam reunião

Reunião entre UFOPA e Movimento Juá

Membros do Movimento em Defesa do Juá, formado por cidadãos e entidades da sociedade civil do município de Santarém/PA, reuniram-se com a Administração Superior da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) ontem, 5 de fevereiro de 2013. A reunião teve como objetivo tratar sobre o andamento das ações do movimento e da Universidade em favor da causa da área no entorno do Lago do Juá, na Rodovia Fernando Guilhon, desmatada devido à atuação de um empreendimento imobiliário.

O vice-reitor Clodoaldo dos Santos explicou que a UFOPA está realizando estudos para a produção de um Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), a pedido do Ministério Público Federal (MPF). Segundo o professor, que preside o grupo de trabalho formado por professores da instituição, a ideia é estimar dados como quantidade de biomassa existente na área antes e após o empreendimento, baseando-se em outros dados colhidos anteriormente por pesquisadores e em levantamentos de imagem por satélite, e, a partir daí, propor medidas mitigadoras dos danos. O vice-reitor disse também que a UFOPA irá pedir ao MPF prorrogação no prazo para entrega do RIMA, que, inicialmente, era de 45 dias. A proposta inicial da Universidade é recuperar a área e transformá-la em Jardim Botânico, abrigando espécies representativas das áreas endêmicas, e sob risco, da flora regional.

O grupo falou sobre o histórico do Movimento em Defesa do Juá e sobre as próximas medidas a serem tomadas com o objetivo de chamar a atenção dos órgãos competentes para a causa. Participaram da reunião o pró-reitor de Comunidade, Cultura e Extensão, Cláudio Scliar, o jornalista João Georgios Ninos, a cantora Cris Caetano, a estudante Ádria Fabíola Pinheiro de Sousa e os professores da UFOPA Florêncio Almeida Vaz Filho e Jackson Rego.

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

6/2/2013