Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Fevereiro Plano de Desenvolvimento Institucional é apresentado na UFOPA

Plano de Desenvolvimento Institucional é apresentado na UFOPA

PDI 2012-2016 define 25 objetivos estratégicos

Ocorreu na última semana a apresentação oficial do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) para o período 2012-2016. O Plano, contendo mais de 230 páginas, foi apresentado a professores, Reitoria, diretores de unidades acadêmicas e equipe técnica do PDI pelos consultores Peter Dostler e Fernando Quintans da empresa GD Consultoria - que auxiliou na construção do PDI - e pelo pró-reitor de Planejamento Institucional da UFOPA, Prof. Aldo Queiroz.

O documento, que congrega interesses, necessidades, demandas, objetivos, diretrizes e ações da instituição, foi elaborado com a participação de representantes de docentes, técnicos administrativos em educação e alunos da universidade, a partir de debates iniciados em 2011.

O Plano estabelece 7 direcionadores e 25 objetivos estratégicos para a universidade, que tem como missão “Produzir e socializar conhecimentos, contribuindo para a cidadania, a inovação e o desenvolvimento da Amazônia”. Segundo Dostler, o próximo passo é trabalhar na divulgação do Plano, não apenas internamente, mas também junto às demais instituições e à comunidade externa. O PDI 2012-2016 passará por uma última revisão até o dia 1º de março. Após esse prazo, será publicado no portal institucional da UFOPA, impresso e enviado ao Ministério da Educação (MEC) e a outros órgãos.

Para o Prof. Aldo Queiroz, mais importante que a construção do PDI – parte integrante da avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) no país – é a execução de suas estratégias. “É importante identificar projetos e ações que precisamos desenvolver para cada um dos objetivos e que cada servidor, sabendo onde queremos chegar, contribua para isso”. O pró-reitor também destacou que o Plano não deve ser visto como imutável, mas, sim, como um ponto de partida.

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

25/2/2013