Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Fevereiro Primeiro Doutorado da UFOPA tem aula inaugural hoje

Primeiro Doutorado da UFOPA tem aula inaugural hoje

Ecologia florestal e interações entre uso da terra, fogo e clima na Amazônia serão alguns dos temas abordados na ocasião.

“Amazônia rumo ao desenvolvimento sustentável” será o tema da aula inaugural da primeira turma de doutorado do Programa de Pós-graduação Sociedade Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da UFOPA. A aula inaugural ocorre hoje, dia 19, no Auditório do Campus Tapajós, às 16h, será ministrada pelo Prof. Dr. Daniel Curtis Nepstad, diretor do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM/Internacional, com sede em São Francisco, Califórnia (EUA), que há mais de 20 anos desenvolve pesquisa na região.

Foco interdisciplinar - O curso de pós-graduação, nível de doutorado, é o primeiro na cidade de Santarém, na região Oeste do Pará, e as atividades de pesquisas realizadas por meio do curso deverão revelar aspectos importantes das dinâmicas socioambientais da região Amazônica. “O curso é importante porque é o primeiro doutorado com o foco interdisciplinar. Isso é muito significativo, pois, tempos atrás, uma universidade criada com um curso de doutorado, voltado para os interesses das populações locais seria um sonho”, avalia o Prof. Dr. Marcos Ximenes, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT).

De acordo com a Profa. Dra. Teresa Ximenes, coordenadora do PPGSND, a escolha do pesquisador foi pautada pela importância de suas pesquisas na região, sobretudo na região que compreende a Floresta Nacional do Tapajós (Flona Tapajós). “Ele já faz pesquisa na Amazônia há cerca de 20 anos. Acredito que a aula será uma grande oportunidade para toda a comunidade acadêmica de Santarém e região, pois além de conhecer a região profundamente, o trabalho de Nepstad é pautado na discussão da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável na Amazônia”, destaca Teresa Ximenes.

Atualmente, Daniel Nepstad coordena o programa “Cenários Amazônicos: modelando as interações entre o uso da terra, fogo e clima”, além de participar do estudo “Cenários amazônicos: BR-163”, ambos desenvolvidos pelo IPAM em parceria com outras instituições de pesquisa e fomento financeiro.

Serviço: a aula inaugural acontece hoje, dia 19, às 16 horas, no Auditório do Bloco de Salas Especiais, no Campus Tapajós, em Santarém.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

19/2/2013