Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Fevereiro UFOPA firma pacto pela educação na idade certa

UFOPA firma pacto pela educação na idade certa

Compreender e estabelecer ações voltadas para a alfabetização na idade certa. Todo esse desafio foi assumido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com o início das atividades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que estabelece as ações e diretrizes gerais entre Governo Federal, estados e municípios no compromisso de alfabetizar crianças até, no máximo, oito anos, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. A cerimônia que marcou as ações do Pacto aconteceu na última segunda-feira, dia 18, e contou com a presença do pró-reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. José Oliveira Aquino; a diretora do ICED, Profa. Dra. Solange Ximenes; a secretária adjunta de Educação do município de Santarém, Marilza Serique; a diretora da 5ª Unidade Regional da Educação (URE), Glória Costa; o coordenador do Programa de Educação, Luiz Percival Brito, coordenador do Pacto na UFOPA, e também mais de 100 professores de 24 municípios da sub-região Oeste do Pará.

As ações do Pacto serão desenvolvidas pelo Instituto de Ciências da Educação (ICED) e inicialmente estarão focadas na formação continuada de professores orientadores. Eles terão 400 horas de treinamento para que se tornem multiplicadores de conteúdo para os demais professores que atuam nas séries iniciais da educação básica nos municípios que fazem parte do pacto na região. “Além disso, a UFOPA fará a articulação entre os agentes públicos envolvidos. Isso já temos feito em outros projetos da universidade, cujo mote é enfrentar as dificuldades educacionais saindo da região de conforto. Nós aprendemos isso por meio das ações de projetos como o Parfor, a Escolas de Gestores, o Pibid e eu acredito que toda essa experiência nos lançará como um modelo dentro do pacto”, informa Aquino.

O processo de alfabetização

O que é alfabetizar e qual o papel dela na vida de uma criança? Essas e outras questões sobre os aspectos relevantes dentro do processo de alfabetização foram abordadas durante palestra de lançamento proferida pelo Prof. Luiz Percival. “A alfabetização é condição essencial para o êxito de uma criança na educação. Dessa forma, alfabetizar é inserir o sujeito no mundo da cultura por meio da ampliação do repertório linguístico, da metacognição e também do conhecimento de mundo”, disse Luiz Percival, durante a palestra.

Segundo a secretária municipal de educação do município de Santarém, Marilza Serique, a questão das crianças serem alfabetizadas na idade certa é uma das maiores reclamações dos professores das etapas iniciais do processo de aprendizagem. Para ela, as ações da UFOPA devem impactar positivamente a rede municipal de ensino. “As crianças que começam a sua vida educacional de maneira não exitosa, de certa forma, ficam marcadas pelas dificuldades enfrentadas na alfabetização. Ainda de acordo com a secretária, atualmente, a alfabetização ocorre entre seis anos e oito anos de idade, no entanto, em alguns casos, a criança chega aos oito anos e ainda não está alfabetizada. “Para que isso não ocorra precisamos de professores preparados, aprendendo novas metodologias e com as ações do pacto irão ajudar em todo este processo”, avalia.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

20/2/2013