Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Junho Entidades sociais e governamentais participam do Seminário ODM em Santarém

Entidades sociais e governamentais participam do Seminário ODM em Santarém

Organizações governamentais e não governamentais de diversos municípios do Oeste do Pará participaram do seminário de lançamento da 5ª edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil (ODM Brasil), em Santarém, realizado na última sexta-feira, 14, no Auditório do Bloco de Salas Especiais do Câmpus Tapajós da UFOPA.

Durante a cerimônia de abertura do seminário – que contou com a presença de diversas autoridades –, –, o decreto que institui o Núcleo Municipal de Santarém foi lido publicamente pela vice-prefeita de Santarém, Maria José Maia.

Dentre os mais de 5 mil municípios brasileiros, Santarém é um dos privilegiados em receber a comitiva dos ODMs para o lançamento do prêmio, diz Odete Costa, coordenadora-adjunta do ODM Regional. “É uma satisfação muito grande receber, pela primeira vez aqui na região Oeste do Pará, o seminário de lançamento de um prêmio muito importante para o Brasil. Isso demonstra a nossa responsabilidade em colaborar para a implantação de núcleos regionais de ODMs”, comenta.

Na ocasião, como vencedora da 1ª edição do prêmio ODM Brasil, a Associação de Mini e Pequenos Produtores Rurais do Tapajós (ASMIPRUT) fez a apresentação do "case" no seminário e trouxe a exposição dos produtos do projeto Couro Ecológico, desenvolvido na comunidade de Maguari, no município de Belterra (PA).

Palestras – Geraldo Magela da Trindade, secretário-adjunto da Secretaria-Geral da Presidência da República, apresentou a 5ª edição do prêmio, cuja finalidade é reconhecer e valorizar práticas bem-sucedidas realizadas por prefeituras e organizações da sociedade civil que contribuem para o alcance dos ODMs. Já a analista do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ieva Lazareviciute, também esteve presente na cerimônia e apresentou o panorama internacional dos ODMs.

O papel da UFOPA na concretização de metas relacionadas aos ODMs também foi tema de palestra ministrada pelo pró-reitor da Comunidade, Cultura e Extensão da UFOPA, professor doutor Cláudio Scliar.

Inscrições

Prefeituras, secretarias municipais, organizações não governamentais (ONGs), entre outras entidades da região Oeste do Pará que queiram concorrer à 5ª edição do prêmio, podem efetuar inscrição até o dia 2 de agosto no site www.odmbrasil.gov.br.

Nesta 5ª edição, serão selecionadas 60 práticas e, destas, 30 serão premiadas, desde que obedeçam aos seguintes critérios: contribuição para o alcance dos ODMs; impacto no público atendido; participação da comunidade; existência de parcerias; potencial de replicabilidade; complementaridade e/ou articulação e integração com outras políticas públicas.

Do total de projetos apresentados, 60 serão selecionados e visitados por técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e de ministérios. Destes, 30 serão premiados e receberão um prêmio simbólico, em Brasília, e o reconhecimento público pelas ações desenvolvidas em prol dos ODMs. A cerimônia de premiação ocorrerá em 2014.

A coordenação do prêmio é de responsabilidade da Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade Nós Podemos.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

17/6/2013