Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Junho Práticas de leitura de Marina Colasanti marcam a abertura do III Lelit

Práticas de leitura de Marina Colasanti marcam a abertura do III Lelit

Práticas de leitura de Marina Colasanti marcam a abertura do III Lelit

Maria Colasanti falou de suas leituras de clássicos da literatura

Apresentação teatral, música de Nato Aguiar e do grupo Uaretê e experiências de leitura da escritora Marina Colasanti marcaram o primeiro dia do III Seminário Lelit, ocorrido quinta-feira, dia 13, na Casa da Cultura, em Santarém (PA).

Estiveram presentes na cerimônia de abertura Solange Ximenes, diretora do Instituto de Ciências da Educação (ICED), que no ato representou o reitor José Seixas Lourenço; João Magalhães, representante da Secretaria Municipal de Educação; Glória Maria Costa, diretora da 5ª Unidade Regional de Ensino (5ª URE).

Partindo da premissa de que “o que os livros têm dentro deles são palavras”, Marina conduziu sua conferência – cuja temática era “A literatura e a vida” – com base em algumas questões sobre a obra literária, como “O que essas palavras contam? As palavras contam histórias? Mas o que é que as histórias contam? A história é um pretexto do autor para veicular outras coisas? Que outras coisas?”

Clássicos da literatura como “Os três mosqueteiros”, “Peter Pan”, “Chapeuzinho vermelho” e histórias sobre piratas foram utilizados pela autora para destacar não só elementos simbólicos de narrativas, mas também de outra grande capacidade da literatura – a de lidar com valores que são perenes na história da Humanidade. “Para construir o D'Artagnan, Alexandre Dumas foi buscar elementos na obra Dom Quixote... E a frase ‘um por todos e todos por um’ nada mais é do que uma lição de cidadania”, disse a escritora durante a conferência.

Para o professor Luiz Percival Leme Britto, coordenador do grupo Lelit – que organiza o seminário –, trazer uma das maiores escritoras do país é um reconhecimento da região. “Santarém é um lugar que pode receber culturas de outros lugares, mas também pode mostrar a sua cultura, pois é um grande produtor de cultura”, afirma o professor

A programação do III Seminário Lelit continuou nesta sexta-feira, dia 14, com palestra, apresentação cultural e Sarau Literário no pátio da Casa da Cultura, a partir das 19 horas.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

14/6/2013