Simpósio discute história indígena na UFOPA
Começa nesta quinta-feira, dia 27 de junho, no Câmpus Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), o Simpósio de História Indígena, que tem por objetivo divulgar novas leituras sobre o tema. As mesas-redondas acontecerão a partir das 19h30, na sala HA1, e discutirão os seguintes temas: “Ensino e História Indígena”, no dia 27; e “Trabalho Indígena no Brasil”, dia 28.
Voltado para acadêmicos e profissionais de História e áreas afins, o evento irá abordar alguns aspectos acerca da história e educação indígena no Brasil, mesclando experiências de pesquisas desenvolvidas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. O Simpósio é promovido pelo Programa de Ciências Humanas da UFOPA, com o apoio do Instituto de Ciências da Educação (ICED).
De acordo com o Prof. Luiz Carlos Laurindo Júnior, um dos coordenadores do simpósio, desde a década de 1990 as pesquisas vêm repensando a história indígena, entendendo que o índio é um sujeito da história e não um mero expectador dela. “A historiografia vem promovendo releituras dessa história a partir da descoberta de novos documentos, o surgimento e consolidação de grupos e linhas de pesquisa acerca da questão indígena. Contudo, fora do âmbito acadêmico, ainda existem a ideia de superioridade do europeu em relação ao indígena e também o preconceito frente aos elementos culturais indígenas”, informa.
Confira a programação completa.
Comunicação/UFOPA
27/6/2013