UFOPA e Governo do Estado firmam cooperação para implantação do PCT Tapajós
O reitor da UFOPA, José Seixas Lourenço e o governador do Pará, Simão Jatene assinaram, nesta sexta-feira, dia 21, acordo de cooperação técnica e financeira entre a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), para a implantação do Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós (PCT Tapajós). Na ocasião, estiveram presentes o vice-governador, Helenilson Pontes; o prefeito de Santarém, Alexandre Von, que entregou a licença ambiental do parque; o senador Flexa Ribeiro; e o deputado federal Lira Maia, o deputado estadual Nilson Pinto, além de pró-reitores e professores da UFOPA e prefeitos da região Oeste do Pará.
O acordo de cooperação visa a garantir apoio técnico e financeiro entre os parceiros para a implantação da rede de infraestrutura do PCT Tapajós. Ainda na reunião também foi assinado um acordo para viabilizar a construção da Unidade de Fitoterápicos, no âmbito do PCT Tapajós, com a finalidade de produzir fitoterápicos a partir da diversidade vegetal amazônica, para a distribuição junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o reitor Seixas Lourenço, “com a assinatura do convênio, daremos início à construção do Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós, que é talvez um dos projetos estruturantes da universidade, pois será no parque que vamos transformar todo o conhecimento gerado na universidade em produtos e processos. Ou seja, nossas pesquisas não estarão confinadas; elas serão pesquisas que irão gerar produtos. Por exemplo, no âmbito de fitoterápicos, já começamos a capacitar, desde o ano passado, cerca de 50 pequenos produtores rurais no plantio de algumas plantas medicinais que vão redundar então, ao final, processadas por esse laboratório, em produtos, em cápsulas que vão entrar no sistema único de saúde (SUS) de Santarém e toda a região”, explica o reitor.
PCT Tapajós – A ser implantado na área do Câmpus Tapajós da UFOPA, o Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós congregará incubadoras de empresas e cooperativas, além de núcleos de inovação tecnológica nas áreas de hortifruticultura, aquicultura, biotecnologia vegetal e animal, energias e mineração sustentáveis, entre outras.
Comunicação/UFOPA
21/6/2013