Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Maio ICED aprova projeto no Programa Jovens Talentos

ICED aprova projeto no Programa Jovens Talentos

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou no último dia 17 o resultado do edital 55/2012, referente ao programa Novos Talentos. Foram selecionados 86 projetos, entre eles o Projeto "Novos Talentos na Amazônia: espaços e dinâmicas interdisciplinares de produção e aquisição do conhecimento", do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da UFOPA.

Os projetos aprovados pela Capes receberão apoio para realização de atividades extracurriculares para professores e alunos da educação básica - tais como cursos, oficinas ou equivalentes - que ocorram no período de férias das escolas públicas e/ou em horário que não interfira na frequência escolar. As atividades devem valorizar espaços inovadores, como dependências de universidades, laboratórios e centros avançados de estudos e pesquisas, museus e outras instituições, inclusive empresas públicas e privadas, visando ao aprimoramento e à atualização do público-alvo e à melhoria do ensino de ciências nas escolas públicas do país.

Nesse sentido, o “Novos Talentos na Amazônia” busca estabelecer diálogos com a educação básica de modo a oportunizar novas formas de interação e apropriação do conhecimento em suas diferentes interfaces. O projeto do ICED prevê quatro subprojetos: 1.“As expressões corporais e suas relações com a aprendizagem de manifestações artísticas e de esportes não convencionais”, que busca promover novas experiências nas aulas de educação física; 2.“Fortalecendo a educação em língua estrangeira/inglês na escola pública de Santarém-PA”, que visa a contribuir para a atualização linguística e metodológica de professores de inglês da rede pública e incentivar alunos a se envolver em um processo de aprendizagem reflexivo; 3.“Escola de estrelas: Clube de Ciências e Planetário da UFOPA”, com o objetivo de instigar a iniciação científica na educação básica e disseminar o ensino da Astronomia; e 4.“Práticas alternativas para o ensino de Ciências e Matemática na Educação Básica”.

Confira a lista dos projetos aprovados.

Jussara Kishi - Comunicação/UFOPA, com informações do ICED

23/5/2013