Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Maio Núcleo de hortifruticultura da UFOPA reúne com lideranças da agricultura familiar

Núcleo de hortifruticultura da UFOPA reúne com lideranças da agricultura familiar

Lideranças do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR) e da Cooperativa Mista Agroextrativista do Tapajós (Coomplas) se reuniram na manhã desta sexta-feira, dia 24, com gestores do Núcleo Tecnológico em Hortifruticultura Tropical.

A reunião, coordenada pela Prof. Patrícia Chaves de Oliveira, diretora do PTC-Tapajós, deliberou ações entre as instituições para que as mesma definam, coletivamente, as comunidades e as famílias que participarão dos projetos do núcleo. Segundo as lideranças, no dia 31 de maio, as entidades se reúnem em os seus associados. Já no dia 5 de junho, elas apresentarão a relação das comunidades e famílias que participarão dos projetos do núcleo.

Na avaliação de Manoel Matos, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR), a categoria almeja produzir e comercializar a produção; no entanto, existem alguns fatores que nos impedem isso. “Há toda uma questão de financiamento, de assistência técnica, da estrutura de beneficiamento para a produção chegar ao mercado. Então, com este projeto esperamos mostrar para os governos que é possível que o município de Santarém seja um polo de produção agrícola, pois hoje o município importa hortaliças. Assim, a partir dos resultados positivos, queremos propor políticas públicas para que os governos façam investimentos na área”, acredita o presidente do STTR-Santarém.

De acordo com o presidente da Coomaplas, 88 famílias fazem parte da cooperativa que produz farinha, hortaliças, frutas e galinha caipira. “Esse apoio é uma reivindicação antiga dos produtores. Nós queremos produzir, mas ainda não temos estrutura para produzir”, comenta.

Para as ações do Núcleo Tecnológico em Hortifruticultura Tropical, a UFOPA aprovou recurso junto ao Ministério da Integração na ordem de R$3.000.000,00. Ele deverá promover o avanço agrotecnológico na produção e beneficiamento de hortaliças e frutas na região, visando ao aumento da geração de renda de agricultores locais e o desenvolvimento socioeconômico da região.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

24/5/2013

Reunião do Núcleo Tecnológico em Hortifruticultura Tropical com o STTR e Coomplas, em 24/5/2013.