Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Maio Prorrogadas as inscrições para o 6º Simpósio Brasil-Alemanha

Prorrogadas as inscrições para o 6º Simpósio Brasil-Alemanha

Pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação interessados em participar do 6º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável, evento que ocorre a cada dois anos, alternadamente, nos dois países, ganharam mais tempo para as inscrições e submissão de trabalhos, com a prorrogação do prazo para o dia 15 de junho de 2013. As informações necessárias para apresentação de trabalhos e/ou pôsteres estão disponíveis no sítio http://www.ufopa.edu.br/sba-2013, e os resumos devem ser enviados para o e-mail 6.sba.2013@ufopa.edu.br. O evento integra a programação oficial do ano da Alemanha no Brasil.

Em 2013, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) sediará o simpósio, entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, o qual tem o eixo temático “Amazônia: gestão integrada para o desenvolvimento sustentável”. O Simpósio integra a programação oficial do Ano da Alemanha no Brasil, cujo lema é “Quando ideias se encontram”. Várias capitais brasileiras, inclusive Belém, estarão sediando, no período de maio de 2013 a maio de 2014, encontros, palestras, simpósios e rodadas de negócios, com o objetivo de ampliar e aprofundar as relações entre a Alemanha e o Brasil e dar maior visibilidade à cooperação, além de incentivar novas parcerias entre ambos os países. Fora do eixo das capitais, Santarém será a única cidade a sediar um evento no âmbito dessa programação. Mais informações sobre o Ano da Alemanha no Brasil estão disponíveis em http://www.alemanha-brasil.org.

A UFOPA foi escolhida pela atual comissão organizadora do evento, formada por representantes das universidades alemãs de Stuttgart e Tübingen, e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul. Outras duas universidades brasileiras também apresentaram propostas para sediar o evento internacional, destinado a cientistas brasileiros e alemães.

O 6º Simpósio vai reunir, em Santarém, pesquisadores da Alemanha e do Brasil, além de representantes da política, ciência e economia dos dois países. Espera-se que das conferências, seminários e apresentações de trabalhos técnicos resultem acordos de cooperação técnica entre os dois países. Entre os objetivos do simpósio está o de propor contribuição relevante para o incremento da cooperação entre Brasil e Alemanha, mediante proposições da comunidade científica sobre políticas públicas e ações de integração entre a ciência, o Estado e a economia, em benefício do desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Informações sobre inscrições e submissão de trabalhos ao 6º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável estão disponíveis no endereço http://www.ufopa.edu.br/sba-2013.

Lenne Santos – Comunicação/UFOPA

23/5/2013