Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Maio UFOPA debate situação de moradores em área da Universidade

UFOPA debate situação de moradores em área da Universidade

Debate sobre situação de moradores em área da Ufopa

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), representada pelo pró-reitor de Planejamento Institucional (PROPLAN), Aldo Queiroz, participou do programa “Rural Debate” da emissora Rádio Rural de Santarém, na manhã desta sexta-feira, 10. O debate girou em torno da situação das famílias que residem na área doada à Universidade pela Superintendência de Patrimônio da União (SPU), onde deverá ser construído o Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós.

Também participaram do debate, moderado pelo comunicador Pe. Edilberto Sena, o representante da Associação de Moradores do Bairro da Liberdade (AMBL), Domingos Santos, uma moradora da área em questão, Maria José Lima, e os advogados José Ronaldo Campos e Ib Tapajós.

Doado à Universidade em novembro de 2010, o terreno é contíguo ao Campus Tapajós. Pelo contrato de doação, a área deve ser utilizada para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, sob a condição de ser devolvida à União caso tenha outra destinação.

O representante da UFOPA destacou que, com base na relevância social do direito das famílias a moradia, a Universidade já afirmou que não é apropriado o ingresso de ação judicial, e se mantém aberta ao diálogo com os moradores. José Ronaldo Campos explicou que terras públicas não são passíveis de usucapião, motivo pelo qual a modalidade não se aplica ao caso. “Espero que haja uma solução amistosa e que o conflito não deságue no judiciário”, disse o advogado, informando que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem negado a detenção de terrenos em casos semelhantes.

Comunicação/UFOPA

10/5/2013

Pe. Edilberto Sena, Prof. José Ronaldo Campos, Ib Tapajós, Prof. Aldo Queiroz, Maria José Lima e Domingos Santos