UFOPA promove ação no Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher
O dia 28 de maio, Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, será lembrado na UFOPA numa ação educativa promovida pela Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (PROPAZ) e a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém (SEMSA).
Profissionais da Casa de Saúde da Mulher irão ministrar palestras educativas abertas a toda a comunidade, nesta terça-feira, no dia 28, das 8h às 12h, no Auditório Wilson Fonseca, no Câmpus Rondon.
Os cuidados com a saúde feminina são uma preocupação no âmbito da saúde pública, pois, de acordo com o Censo Demográfico de 2010, as mulheres são maioria no Brasil e apresentam, sob o aspecto das políticas de saúde, especificidades e necessidades distintas.
Além das particularidades da saúde da mulher, outra preocupação que necessita de ações preventivas é o rápido envelhecimento dessa população, percebido na comparação entre os censos de 2000 e 2010. Enquanto no ano 2000, 9,4% das mulheres tinham 60 anos de idade ou mais, em 2010 essa proporção elevou-se para 11,8%.
O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, promovido pela UFOPA, também terá palestra sobre prevenção à violência contra a mulher e demonstração de massoterapia, realizada por profissionais do Instituto “Só massagem”. De acordo com a Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida, a participação de todos é fundamental para a ampliação da discussão.
Talita Baena – Comunicação/UFOPA
27/5/2013