Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Maio UFOPA realiza ação ambiental e distribui mudas de nim no bairro Elcione Barbalho

UFOPA realiza ação ambiental e distribui mudas de nim no bairro Elcione Barbalho

Com o acelerado desmatamento causado por 3 empreendimentos imobiliários, os moradores do bairro vêm sofrendo com doenças provocadas por revoadas de mosquitos

O Programa de Educação Tutorial do Centro de Formação Interdisciplinar (PET/CFI) – cuja temática é “Conexões de saberes e estudos interdisciplinares das comunidades do campo” – e as turmas M3 e M4/2013 de Estudos Integrativos da Amazônia (EIA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realizarão ampla ação de educação ambiental no bairro Elcione Barbalho, em Santarém, neste sábado, dia 18, a partir das 8h, na associação de moradores daquela localidade.

O bairro, fortemente impactado com o desmatamento acelerado causado por três empreendimentos imobiliários no entorno da comunidade, vem sofrendo revoadas de mosquito e, por conta disso, tem registrado altos índices de casos de dengue e até casos de leishmaniose.

Para amenizar tais impactos, o PET/CFI e as turmas M3 e M4/2013 promoverão oficinas e palestras sobre educação ambiental, impacto e recuperação ambiental, além de distribuir cerca de 250 mudas de nim (Azadirachta indica), espécie de planta originária da Índia, que tem sido usada como defensivo natural contra insetos e pragas. “O desmatamento tem provocado uma grande quantidade de endemias. Revoadas de mosquitos têm atacado a população do bairro durante todo o dia. E, além de muitos casos de dengue, agora foram registrados casos de leishmaniose visceral, o que é muito grave. Por conta disso, tivemos a ideia de promover uma ação de extensão do PET/CFI e das minhas turmas de EIA, para que a população entenda os princípios básicos de impacto ambiental, recuperação dessas áreas e também de educação ambiental”, explica a Profa. Dra. Iracenir dos Santos, responsável pela ação.

A ação, que contará com a participação de alunos, professores e bolsistas do PET/UFOPA, beneficiará cerca de 500 famílias que ali residem.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

16/5/2013