Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Março Calouros fazem caminhada para conhecer os campi da UFOPA

Calouros fazem caminhada para conhecer os campi da UFOPA

A chuva que caiu durante a manhã de domingo, 3, não intimidou ou calouros de 2013 da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), que foram recepcionados com uma programação diferenciada. Entre as atividades, uma caminhada, cujo percurso incluiu os campi da UFOPA localizados na Rua Vera Paz, Avenida Marechal Rondon e unidade da Avenida Mendonça Furtado. Pela primeira vez, a Universidade organizou uma festa de recepção aos calouros, que além da programação acadêmica incluiu atividades esportivas, culturais e sorteio de brindes.

Os novos alunos foram acompanhados pelo reitor da UFOPA, Prof. José Seixas Lourenço, pelo pró-reitor de Planejamento Institucional (PROPLAN), Prof. Aldo Queiroz, e pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT), Prof. Marcos Ximenes, que fizeram questão de cumprir os 4 km do percurso. Antes da largada, os alunos deram uma volta completa para conhecer as instalações do maior campus da UFOPA, o Tapajós. “A razão de ser da universidade é a formação desses jovens; por isso, estamos aqui recepcionando com muita alegria os calouros com uma concepção diferente, com esta caminha e a pedalada para, entre outras coisas, chamar a atenção para a importância da prática de exercícios”, afirmou o reitor.

Entre os calouros, um chamou atenção pelos cabelos brancos. Jurandir Rodrigues Viana, 66 anos, o mais idoso entre os novos alunos. Ex-paraquedista do Exército Brasileiro, só no ano passado conseguiu a certificação do ensino médio por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). “Antes eu não tinha tempo para estudar. Agora, aposentado quero concluir o meu primeiro curso superior. Gosto muito de estar entre os jovens.”, afirma o calouro que já está decidido quanto à área que vai escolher: “Quero ser geólogo”, conclui com firmeza.

Na primeira parada, na Avenida Mendonça Furtado, Laís de Lara, 18 anos, aproveitou para tomar um copo de água e disse que aprovou a iniciativa da caminhada. Ainda não sabe qual curso vai escolher. “Aprovo também o modelo da universidade, que nos permite conhecer os cursos para depois escolhermos”, e concluiu: “Vim para UFOPA para me encontrar”.

Aos 17 anos, Wellington Lima diz que pretende cursar Direito, mas que também pode optar por uma das engenharias ofertadas pela Universidade. “É umas das poucas instituições gratuitas no interior, isso foi fundamental para a minha escolha. Espero crescer tanto pessoalmente quanto profissionalmente”.

Nilson Wai-wai ingressou no Processo Seletivo indígena com um objetivo bastante claro: “Quero me formar e voltar para minha aldeia para ajudar meu povo”. Ele também aprova a ideia da caminhada e disse estar muito satisfeito em ingressar num curso superior.

Na chegada, os calouros foram recepcionados com um café da manhã reforçado, e em seguida assistiram à apresentação as cantoras santarenas Kayla Moura, Cristina Caetano e Fabíola Sousa dentro do projeto “Perreché: Ritmos do Norte”, idealizado pelo Movimento pela Cultura Santarena. Para finalizar, foi feito o sorteio de três tablets, um netbook e duas bicicletas.

Nesta segunda-feira, 4, e terça-feira, 5, os calouros participam de um ciclo de palestras que vai explicar o modelo acadêmico da Universidade – único no Brasil - que é, em sua totalidade, interdisciplinar - no qual os alunos escolhem o curso ao longo do percurso acadêmico e não no ato da inscrição do processo seletivo, como ocorre hoje nas instituições de ensino superior brasileiras. O Ciclo de palestra ocorrerá nos três turnos: manhã, tarde e noite e é organizado pela Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEN) e pelo Centro de Formação Interdisciplinar (CFI).

Pro-reitor da Comunidade, Cultura e Extensão, Cláudio Scliar,
Reitor José Seixas Lourenço, Jurandir Viana (calouro) e
Pró-reitor de Planejamento Institucional, Aldo Queiroz.

Lenne Santos – Comunicação/UFOPA
4/3/2013