Em Oriximiná, evento integra alunos e pesquisadores no ensino de Biociências
Jovens da rede pública de ensino e pesquisadores de diversas partes do País reúnem-se durante os dias 14, 15 e 16 de março, no Campus da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) na cidade de Oriximiná, para a 1ª Reunião Amazônica de Integração em Biociências. O evento, que também celebra a criação do mestrado em Biociências da UFOPA, é mais uma ação de estímulo à cultura científica antes mesmo do ingresso na universidade.
Hoje, 14, às 20h, os trabalhos serão abertos com a conferência “A Epistemologia de fenômenos complexos”, proferida pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT) da UFOPA, Prof. Dr. Marcos Ximenes Ponte, no ato representando o reitor Seixas Lourenço. Amanhã, sexta-feira, 15, os professores pesquisadores Benedito Honório Machado (USP); Leda Quercia Vieira (UFMG) e Cláudio Guedes Salgado (UFPA) participam da mesa-redonda “A formação progressiva do pesquisador do futuro: do ensino médio ao doutorado”. A prof. Dr. Leda Quercia e o prof. Dr. Cláudio Salgado, são coordenadores da área de Ciências Biológicas II da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes.
“Acompanhamento e considerações da piscicultura da região de Oriximiná” é um dos mais de 50 trabalhos que serão apresentados pelos bolsitas PIBIC-EM; foi monitorado por Cristiane Pereira, bióloga recém-formada. “Percebi que o aluno que participa do PIBIC-EM começa a ter uma noção do que é a vida dentro de uma universidade, e por isso se sente estimulado a continuar seus estudos. Também observei que a participação no programa aumenta a capacidade crítica e a oralidade desses alunos, alguns até já receberam bolsa do PROUNI”, avalia a bióloga, que pretende participar da seleção do mestrado de Biociências.
Descobrindo a ciência
Em Oriximiná, há cinco anos o incentivo à descoberta de talentos para a ciência e o despertar do pensamento científico em alunos da rede pública de ensino vêm ocorrendo por meio do projeto PAI – Programa de Ação Interdisciplinar. É por meio dele, que cerca de 780 bolsistas já viveram a experiência de desenvolver projetos de pesquisas em Biociências. Graças às atividades do programa foi possível vislumbrar o mestrado em Biociências, recentemente aprovado pela CAPES.
“Nosso mestrado nasceu de um projeto ousado, que é propor uma educação científica fazendo uma interface entre a universidade e a escola base. Isso já vem ocorrendo aqui em Oriximiná por meio do PAI, mas no mestrado em Biociências esse trabalho de integração vai continuar, com encontros aos sábados. Com isso estamos tentando sanar um dos grandes problemas da ciência brasileira, que é preparar este pesquisador também para a sala de aula e também dar precocidade à formação científica”, explica Domingos Diniz, diretor do Campus da UFOPA em Oriximiná e também coordenador do Programa de Pós-graduação em Biociências da UFOPA.
A “1ª Reunião Amazônica de Integração em Biociências: do ensino fundamental ao doutorado” ocorre de 14 a 16 de março de 2013, no Campus Universitário da UFOPA em Oriximiná.
Talita Baena – Comunicação/UFOPA
13/3/2013