Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Março Equipe do IBEF realiza visita de campo à Comunidade de Tapará Grande

Equipe do IBEF realiza visita de campo à Comunidade de Tapará Grande

Um grupo de professores, alunos e técnicos do Programa de Ciências Agrárias do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) da UFOPA realizou uma visita de campo à Comunidade de Tapará Grande, no município de Santarém/PA, no último dia 27. O objetivo da visita foi identificar o local e fazer um levantamento das necessidades socioeconômicas – especialmente agropecuárias da comunidade de várzea, onde vivem 148 famílias e cerca de 500 pessoas. A visita foi também uma aula prática para a turma de Zootecnia 2011 do IBEF, sob a coordenação do Prof. Kedson Lobo Neves.

O grupo conversou com líderes comunitários da região e os estudantes puderam se familiarizar com as práticas dos moradores - o que produzem, o que consomem e como sobrevivem no período de cheia. As principais atividades desenvolvidas no local são a pesca e o cultivo de melancia e milho. A ideia é iniciar uma parceria entre a Universidade, através do IBEF, e a comunidade, buscando a melhoria da qualidade e o aumento da produção local. Na ocasião, a equipe da UFOPA também orientou os moradores sobre o processo seletivo da instituição.

Além do coordenador, participaram da visita de campo os professores Adriana Morini, Maria Regina Costa e Mirian Nogueira Guerra e a zootecnista Zilner Callera.

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA, com informações do Programa de Ciências Agrárias do IBEF.

1º/4/2013