Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Março Governo estadual e UFOPA definem ações para implantação do Parque Tecnológico

Governo estadual e UFOPA definem ações para implantação do Parque Tecnológico

Secretário Alex Fiúza de Mello, Governador em exercício Helenilson Pontes e reitor José Seixas Lourenço

O reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), José Seixas Lourenço, esteve reunido nesta semana, em Belém/PA, com o governador em exercício, Helenilson Pontes, e o secretário especial de estado de Promoção Social, Alex Bolonha Fiúza de Mello. A reunião teve como objetivo tratar das providências que visam à implantação definitiva do Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós – PCT Tapajós, objeto de um protocolo de intenções firmado entre a UFOPA e o Governo do Estado do Pará em 21 de junho de 2011, com vistas à transformação do município de Santarém em polo de inovação no estado.

O Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós, de iniciativa da UFOPA em parceria com o Governo do Estado e apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), representa um dos mais relevantes empreendimentos para a Amazônia na área de CT&I, num município de tradição sociocultural. O PCT Tapajós visa a desenvolver ações voltadas à criação, aceleração e consolidação de empreendimentos inovadores, bem como ao desenvolvimento de produtos e processos de alto valor agregado nas áreas tecnológicas. Com 11 mil metros quadrados de área e orçado em R$ 47 milhões, o Parque terá uma incubadora e um condomínio de empresas de base tecnológica. Os recursos serão oriundos do poder público e da iniciativa privada.

Uma das ações foi anunciada em reunião ocorrida com o Instituto de Metrologia do Pará (Imetropará), que irá instalar um Centro Tecnológico na área do PCT Tapajós, para ampliar os serviços de fiscalização, verificação, aferição e, futuramente, certificação de produtos na região Oeste do Pará. Além do diretor do Instituto, Luiziel Guedes, e do reitor da UFOPA, participaram do encontro a Profa. Patrícia Chaves (Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais – ARNI/UFOPA) e o gerente de Fiscalização do Imetropará, Hinton Bentes. Um nova reunião está agendada para o mês de maio para a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a UFOPA e Imetropará, para transferência de tecnologia em áreas de interesse.

Comunicação/UFOPA, com informações da Agência Pará de Notícias

14/3/2013