Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Março Oficina de TICs em Oriximiná neste fim de semana

Oficina de TICs em Oriximiná neste fim de semana

Oficina de TICs em Santarém (março/2013)

Alunos do curso de Física e Matemática do PARFOR/UFOPA participam, neste fim de semana (23 e 24), no Campus de Oriximiná, da oficina intitulada “Uso de TICs como estratégia de ensino de física e de matemática”. O projeto é desenvolvido pela UFOPA em parceria com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP/UFPA), Fundação Carlos Chagas (FCC) e a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC-PA). A sigla TICs, que significa "tecnologias da informação e da comunicação", torna-se cada vez mais popular e é um dos módulos do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) ofertados aos calouros da universidade, no primeiro semestre.

“Com o desenvolvimento de novos meios de difusão, a informação deixou de ser predominantemente veiculada pelo professor na escola. Atualmente, com o crescente aumento da informação, o aluno chega à escola transportando consigo a imagem de um mundo que ultrapassa os limites do núcleo familiar, do professor e da própria escola”, afirmou o Prof. Roberval Santos, coordenador do projeto. Ele completa: “Informação não é conhecimento, e o aluno continua a necessitar da orientação de alguém que já trabalhou ou tem condições para trabalhar essa informação. Nada pode substituir a riqueza do diálogo pedagógico”.

O uso das TICs multiplica as possibilidades de pesquisa de informação e os equipamentos interativos e multimídia colocam à disposição dos alunos um manancial inesgotável de informações. “Munidos destes novos instrumentos, os alunos podem tornar-se exploradores ativos do mundo que os envolve, assim objetivo dessas oficinas é capacitar os professores/alunos do PARFOR para o uso de recursos tecnológicos em suas salas de aula e, assim, possibilitem que seus alunos sejam formados no contexto contemporâneo das novas tecnologias de informação e comunicação”, conclui Roberval Santos.

No início do mês de março, a FADESP e a UFOPA realizaram em Santarém (Campus Tapajós) oficina semelhante, da qual participaram aos alunos do Polo de Santarém.

Professores que integram o projeto:

Prof. Dr. Manoel Roberval Pimentel Santos (Docente de Física – UFOPA)

Prof. Dr. Mário Tanaka Filho (Docente de Matemática – UFOPA)

Prof. Dr. Sebastian Mancuso (Docente de Matemática – UFOPA)

Prof. Me. Wagner Pinheiro Pires (Docente de Física – UFOPA)

Profa. Ma. Nilzilene Fereira Gomes (Docente de Física – UFOPA)

Profa. Ma. Cláudia Silva de Castro (Docente de Física – UFOPA)

Bolsistas:

Marissa Karen Silva de Matos (Aluna do Curso de Matemática – UFOPA)

Mário Henrique Corrêa Tavares (Aluno do Curso de Física Ambiental – UFOPA)

Lenne Santos - Comunicação/UFOPA

22/3/2013