Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Março Reunião incentiva calouros a participar da avaliação interna da UFOPA

Reunião incentiva calouros a participar da avaliação interna da UFOPA

Alunos da Turma T4 do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da UFOPA, ingressantes em 2013, participaram do Ciclo de Reuniões da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da universidade para apresentação dos procedimentos de avaliação interna. O encontro aconteceu no Auditório Wilson Fonseca, Campus Rondon, nesta terça-feira, 26, com a presença dos integrantes da Comissão, Lílian Aquino Oliveira, presidente, e César Andrade, ambos representantes da categoria de técnicos administrativos.

A reunião buscou apresentar aos calouros da UFOPA o papel da CPA e a importância da participação dos acadêmicos no processo de avaliação semestral de disciplinas da universidade. A Comissão Própria de Avaliação Institucional, criada em julho de 2012, tem por finalidade realizar a autoavaliação da instituição, de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), de modo a contribuir com a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e com o Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

César Andrade explicou que a Comissão é um órgão suplementar, autônomo, constituído por representantes das categorias que compõem a Universidade – docentes, discentes e técnicos administrativos – e da sociedade civil. Ele apresentou o calendário de avaliação de disciplinas referente ao 1º e ao 2º semestres letivos de 2013. Embora não seja obrigatória, a avaliação pode ser realizada pelos alunos através do Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA – Módulo Avaliação, nos períodos determinados. “O papel dessa informação é fundamental para o futuro da Universidade. A avaliação de disciplinas vai mostrar se o trabalho desenvolvido pela universidade tem sido adequado. É uma forma de vocês conversarem com a UFOPA de forma mais institucionalizada”, afirmou.

Lilian Aquino informou que, após a avaliação dos alunos relativa às disciplinas cursadas, a CPA sistematiza os dados e gera um relatório para cada professor, além de um para cada programa e um documento mais completo para a direção da unidade acadêmica. O resultado das avaliações de todas as categorias gera um relatório final da universidade, que é enviado ao Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). “Mais importante do que a avaliação é o que nós fazemos com os resultados dela, são as ações decorrentes desse processo”, disse.

“Cada um de vocês é um agente de mobilização e de transformação. Vocês são o cerne da universidade, e a sua participação pode contribuir para a melhoria da educação”, afirmou a Profa. Célia Regina da Silva, que acompanhava os estudantes do CFI.

Para mais informações sobre a CPA, acesse: www.ufopa.edu.br/cpa/

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

27/3/2013