Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Março UFOPA mobiliza municípios para a criação do Núcleo Regional dos ODMs

UFOPA mobiliza municípios para a criação do Núcleo Regional dos ODMs

No seminário, Olavo Perondi explicou como municipalizar os ODMs.

Reunidos com o objetivo de estabelecer metas para a municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), representantes da sociedade civil e agentes do poder público de diversos municípios da região Oeste do Pará participam, na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), de seminário e oficina de capacitação e planejamento para o Núcleo Regional dos ODMS do Oeste do Pará. O evento, que começou hoje, dia 21, e vai até amanhã, dia 22, têm ainda a participação do pró-reitor de Comunidade, Cultura e Extensão (PROCCE), Claudio Scliar, no ato representando o reitor da UFOPA, Seixas Lourenço; Olavo Perondi, coordenador de Projetos Especiais dos ODMs da Secretaria Geral da Presidência da República; a prefeita em exercício de Santarém, Maria José Maia, e Darenise Coimbra Dantas, representante da Associação Empresarial e Comercial de Santarém.

Como a UFOPA, por meio da PROCCE, assumiu o papel de articular a criação do Núcleo Regional dos ODMS, a universidade concretiza, com o seminário, mais uma ação de construção de políticas públicas voltadas à cidadania. “A universidade, seja por meio do ensino, da pesquisa e extensão, tem um papel fundamental de construir nesse processo de construção de políticas desde a base, isto é, nos municípios com o apoio do governo federal. Em todos os oito desafios do milênio já existem programas e projetos para superá-los. Contudo, muitas vezes, eles não conseguem chegar na ponta, que são os municípios; por isso, enquanto universidade federal, nós temos a obrigação de contribuir com o governo federal na implementação das políticas de cidadania, visando as metas dos ODMs”, explica Cláudio Scliar.

Agenda de compromissos

Para definir uma agenda de compromissos para a criação do Núcleo Regional dos ODMs na região, Olavo Perondi proferiu palestra sobre a municipalização dos ODMs, na qual pode esclarecer cada um dos oito compromissos e também apresentou algumas políticas e boas práticas já desenvolvidas no Brasil. Uma delas foi o caso da municipalização ocorrida no município de Alfenas, estado de Minas Gerais.

O Programa de Acompanhamento da Gestante (PAGE) implementado pela Prefeitura de Alfenas, no final de 2010, foi apresentado pelo próprio ex-prefeito Luiz Antônio da Silva, longo após a palestra proferida por Olavo Perondi. “O ODM é uma agenda humanitária, universal e apolítica. Ela é uma agenda que permite que tanto os gestores municipais como as entidades e instituições façam parte deste processo. No caso das universidades, nós entendemos que elas têm um papel fundamental, pela própria característica que é a de produzir estudos sobre como estão os municípios, as regiões, com relação aos Objetivos do Milênio; e também por outro lado, elas têm o papel de estimular seu corpo docente e discente a produzir projetos que na prática possam fazer com que situações que estejam comprometidas possam ser melhoradas”, explica.

ODMs no Pará

A experiência das ações da organização não governamental (ONG) No Olhar foi apresentada por Arthur Alexander, voluntário da ONG e representante do Grupo de Ação pelo Desenvolvimento (GADE) e do Núcleo Estadual dos ODM. Segundo ele, em alguns municípios da Região Metropolitana de Belém, algumas ações voltadas para os ODMs já foram concretizadas. “Muita coisa já foi feita, já alcançamos determinadas metas, mas como existe um prazo de até 2015 para se cumprir outras metas, atualmente, estamos numa fase de aceleração de todo esse processo por meio da municipalização dos ODMs. Além disso, também já estamos discutindo uma renovação do plano dos ODMs com a criação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). E neste movimento nacional pela cidadania e solidariedade, nosso papel tem sido de articulador com prefeituras e com representantes poder estadual, incentivando práticas que beneficiem os objetivos do milênio”, disse.

A programação do seminário e da oficina dos ODMs continua nesta sexta-feira, dia 22, com a visita à Escola da Floresta.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

21/3/2013