Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Março UFOPA recepciona calouros com caminhada, neste domingo, 3

UFOPA recepciona calouros com caminhada, neste domingo, 3

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) recebe, neste primeiro semestre, mil e duzentos novos alunos aprovados em seu Processo Seletivo anual. Os calouros de 2013 serão recepcionados neste domingo, 3, com atividades esportivas, culturais, exposição do planetário móvel e excursões temáticas aos laboratórios da universidade.

A UFOPA também está organizando um ciclo de palestras sobre o modelo e percurso acadêmicos, que ocorre na segunda-feira, 4. A recepção aos calouros de 2013 envolveu diversos setores da Universidade.

A programação começa na manhã de domingo, 3, com a largada da caminhada e da pedalada, da frente do Campus Tapajós (Rua Vera Paz, s/n – Bairro Salé). Antes, os participantes fazem uma breve sessão de alongamentos. O percurso da caminhada é de 4 km e percorrerá as ruas que dão acesso aos três campi da UFOPA (Tapajós, Amazônia Boulevard e Rondon). Já a pedalada, que está sendo realizada em parceria com o Grupo Moutain Bike de Santarém (MTB), terá um percurso maior, 12 km. “O mundo precisa de movimento; com isso, queremos sensibilizar os novos alunos da UFOPA à importância da prática esportiva”, informou Victor Oliveira (PROEN), que integra a comissão organizadora.

Antes e depois das duas atividades, os participantes receberão dicas de como manter a boa saúde, por meio da parceria firmada com a academia de ginástica Plena Forma. “Estamos classificando essas boas-vindas como acolhida da integração. A ideia é receber os novos alunos da melhor forma possível e reunir os calouros, mas também atrair os alunos que já estudam na UFOPA para que eles conheçam melhor a universidade e também pratiquem esportes, afinal o mundo precisa de movimento”, afirmou Wallace Sousa, integrante da comissão organizadora.

As atividades culturais ficarão sob a responsabilidade do “Projeto Perreché: Ritmos do Norte”, que é uma referência ao “caboclo do pé rachado”, sujeito que vive na região Norte do Brasil. As cantoras santarenas Kayla Moura, Fabíola Sousa e Cristina Caetano farão um show aberto à comunidade durante a recepção aos calouros.

O planetário móvel da UFOPA, do projeto Clube de Ciências, ficará em exposição para visita no minibosque do Campus Tapajós. Técnicos dos cinco institutos temáticos da universidade acompanharão os calouros à excursão aos diversos laboratórios da Universidade: Laboratório de Sementes, Tecnologia da Madeira, Biologia Aquática, Laboratório de Entomologia e Laboratório de Química.

Para este evento, a UFOPA contou com a parceria de empresários locais para adquirir brindes a ser sorteados entre os calouros, que concorrerão a tablets, notebooks, telefones celulares e uma bicicleta.

Confira abaixo a programação detalhada:

Data: 3 de março (domingo)

Local: Campus Tapajós

Hora: 7h concentração e acolhida

7h40 alongamento

8h saída da caminhada e pedalada (percurso em anexo)

10h Chegada da caminhada e pedalada

Atividades Paralelas