Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Novembro Antropologia do clima: palestra aborda interpretações dos índios Ticuna

Antropologia do clima: palestra aborda interpretações dos índios Ticuna

As reflexões de pesquisa com base nos parâmetros da antropologia do clima sobre as interpretações dos índios Ticuna – que habitam atualmente a fronteira entre o Peru, o Brasil e o Trapézio Amazônico, na Colômbia – acerca de imagens de determinados corpos celestes serão abordados na palestra da pesquisadora Priscila Faulhaber Barbosa, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), evento que ocorrerá no dia 2 de dezembro de 2013, às 18h30, no Miniauditório Térreo do prédio anexo ao Câmpus Amazônia.

Priscila Faulhaber Barbosa tem compartilhado reflexões acerca do depoimento de uma artesã Ticuna sobre uma roda celeste produzida em Puerto Nariño (Colômbia) durante a seca do ano de 2012. O exame das representações evidencia uma relação entre fenômenos astronômicos e meteorológicos. Além disso, essas interpretações indígenas sobre a própria iconografia implicam ritualizações em busca de reconhecimento do pensamento Ticuna.

O trabalho da pesquisadora tem contribuído na atualização da monografia de Curt Nimuendajú sobre os índios Ticuna com base na antropologia do clima, isto é, na comparação entre registros do passado e registros atuais. São consideradas as narrativas e os discursos sobre o impacto das mudanças climáticas globais e as estratégias de subsistência dos índios e de outras populações da Amazônia atualmente.

Serviço

A palestra “Antropologia do clima, crítica cultural e interpretações Ticuna" ocorrerá no dia 2 de dezembro de 2013, às 18h30, no Miniauditório térreo do prédio anexo ao Câmpus Amazônia, situado na avenida Mendonça, 2.946, bairro de Fátima, em Santarém/PA.

Fonte: Projeto “A fronteira na história da antropologia”, coordenado pela professora doutora Priscila Faulhaber Barbosa.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

28/11/2013