Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Novembro Cultura, identidade e memória são temas de debate na UFOPA

Cultura, identidade e memória são temas de debate na UFOPA

Prof. Wilton Barroso Filho na abertura do Simpósio

“O papel da Universidade do século XXI é acabar com as distorções sobre a imagem que temos de nós mesmos do ponto de vista da cultura e da identidade”. A afirmação é de Wilton Barroso Filho, professor da Universidade de Brasília (UnB), durante a abertura do Simpósio Cultura, Identidade e Memória Amazônia de Santarém, promovido pelo Programa de Extensão Cultura e Memória na Amazônia (PROEXT-CIMA) do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da UFOPA), nesta quarta-feira, 4 de dezembro, no auditório do Câmpus Tapajós.

Durante a solenidade de abertura, alunos indígenas da UFOPA realizaram uma apresentação de dança Borari. “Passamos pelo processo seletivo da universidade e agora, dentro da sala de aula, estamos enfrentando algumas dificuldades e muitos preconceitos, tentamos demonstrar isso por meio do instrumento da dança”, afirmou Poró Borari, que cursa o terceiro semestre de Pedagogia no Instituto de Ciências da Sociedade (ICS).

“Este Simpósio é um espaço de divulgação de atividades de extensão, bem como pesquisa e ensino, envolvendo a preservação da memória amazônida, da identidade e das demonstrações culturais das populações dessa região, e a troca de experiência entre docentes, discentes, técnicos e a comunidade santarena”, disse o Prof. Itamar Paulino, um dos coordenadores do PROEXT-CIMA.

O Simpósio reúne professores de diversos institutos, entre eles o Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), do qual faz parte a Profa. Carla Ramos, que apresentou o mapeamento das casas/terreiros de religiões de matriz afro-brasileira na cidade de Santarém. “Estamos desenvolvendo esta pesquisa há três anos, temos registros importantes e vamos, a partir de agora, avaliar os resultados para que possamos então propor políticas públicas e buscar parcerias para atender essas populações que têm um histórico de marginalização”. Carla Ramos citou como exemplo a possibilidade de isenção do IPTU para as casas onde funcionam as instituições religiosas.

Na tarde desta quarta-feira serão apresentados os resultados dos trabalhos realizados pelos programas e projetos de extensão. Durante o evento, o público poderá apreciar a “I Exposição de Fotografias Roteiros Santarenos”, do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), e “Santarém Anos 20”, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICED).

Lenne Santos – Comunicação/UFOPA

4/12/2013