Dia da Consciência Negra é lembrado na UFOPA
Uma programação especial voltada para a discussão do negro na Amazônia lembrará o Dia da Consciência Negra na Universidade Federal do Oeste do Pará. Organizado pelo Programa de Extensão "Africanidades em sala de aula: formando professores para o ensino de cultura afro-brasileira e africana nas escolas públicas de Santarém-PA" (PROEXT/MEC 2011), o evento ocorrerá durante todo o dia 20 de novembro, no Câmpus Rondon da UFOPA.
A perfórmance do integrante da comunidade Murumurutuba, Azemar Santos, da Música Artigo 68 será a primeira atividade do dia. Logo depois, no Auditório Wilson Fonseca, ocorrerá a palestra “Os negros na Amazônia”, proferida pelo Prof. Dr. Marco Antônio Domingues Teixeira (UNIR).
À tarde, ocorrem as oficinas de "Capoeira"; "Religiosidade afro-brasileira", também ministrada pelo Prof. Dr. Marco Antônio (UNIR); "Interações entre África, Europa e Mundo Atlântico", ministrada pelo Prof. Eloi Gomes (UFPA); "A mulher pode falar: mídia, empoderamento e resistência", ministrada pela Prof. Dra. Regina Célia (UFOPA); e "Educação para as relações étnico-raciais", que será ministrada pela Prof. Cláudia Neves (SEMED).
Já a partir das 18h haverá a Noite Kizomba, com roda de capoeira e as apresentações musicais de Priscila Castro, Sidney Quemel, Artsamba, entre outras.
Serviço: O Dia da Consciência Negra na UFOPA é uma realização do Programa Africanidades e Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os interessados podem fazer inscrição no período de 13 a 19 de novembro, na sala do programa Africanidas no Câmpus Rondon, ou na coordenação Educação para as relações étnico-raciais da Semed em Santarém (PA).
Talita Baena – Comunicação/UFOPA
18/11/2013