Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Novembro Exposição itinerante de fotografias dos Roteiros Santarenos abre dia 16

Exposição itinerante de fotografias dos Roteiros Santarenos abre dia 16

O projeto de extensão “Roteiros Santarenos: História, Geologia e Turismo” e o programa de extensão “Cultura, Identidade e Memória na Amazônia” (PROEXT/MEC) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) abrem, no dia 16 de novembro de 2013, a I Exposição de Fotografias Roteiros Santarenos. Com curadoria de Milena Andrade, a mostra itinerante reunirá registros fotográficos feitos por alunos, professores, técnicos, participantes e voluntários do projeto, que há dois anos realiza excursões geológicas e atividades voltadas para a educação ambiental e patrimonial.

Em parceria com a Secretaria de Turismo de Santarém (Semtur), a exposição tem como objetivo apresentar o projeto à sociedade santarena, incentivando a população a conhecer e conservar o patrimônio natural dos municípios de Santarém, Óbidos e Monte Alegre, no Oeste do Pará. Além da mostra, em breve será desenvolvido também um sítio do projeto, que disponibilizará os roteiros virtuais das excursões.

Foram escolhidas imagens de seis geoexcursões: “Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Santarém”, “Um olhar sobre a universidade”, “Minicurso Geologia de Santarém e Região”, “De bicicleta entre a cidade e o rio”, “Geoturismo em Santarém” e “Formações Alter do Chão - Serra Piraoca”.

Em formato de fotovaral, a exposição terá início no Mercadão 2000 na manhã do dia 16/11, seguindo para o Coreto da Praça da Igreja Matriz na tarde do mesmo dia. No período de 25/11 a 1º/12, a mostra será realizada no Terminal Fluvial Turístico de Santarém, sempre das 9h às 20h. E, finalmente, no período de 9 a 23/12, a exposição estará no Centro de Atendimento ao Turismo (CAT) de Alter do Chão.

Além das imagens, a 1ª Exposição de Fotografias Roteiros Santarenos contará com poemas e canções sobre a geodiversidade da região, de autoria de estudantes da rede básica de ensino, bolsistas do Programa PIBIC Júnior. A coordenação é de Deize Carneiro e Milena Andrade.

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

14/11/2013