Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Novembro Provas do concurso público para técnicos da UFOPA ocorrem dia 15

Provas do concurso público para técnicos da UFOPA ocorrem dia 15

Serão aplicadas no dia 15 de dezembro de 2013 as provas do Concurso Público para provimento de cargos técnico-administrativos em educação para o quadro de pessoal da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). O certame oferece um total de 160 vagas para atuação nos municípios de Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Óbidos e Oriximiná, sendo 111 vagas para cargos de Nível D (médio) e 49 para cargos de Nível E (superior).

O concurso, regido pelo Edital 1/2013 – UFOPA, é executado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) e teve as inscrições encerradas no último dia 2. Este é o maior concurso em número de vagas já ofertado pela Universidade para cargos técnico-administrativos, e o segundo que prevê vagas para os câmpus do interior, onde está prevista a implantação de novos cursos da instituição em 2014.

Provas

As provas serão realizadas no horário de 8h às 12h, observado o horário de Santarém, em 31 locais: 1 em Juruti, 1 Óbidos, 1 em Oriximiná e 28 em Santarém, dos quais 4 serão nas instalações da UFOPA. Os candidatos devem chegar aos locais de prova com 1 hora de antecedência. Cada candidato pode confirmar  seu local de prova através da página da Fadesp (concursos.fadesp.org.br), utilizando seu login e sua senha.

A pró-reitora de Planejamento Institucional em exercício da UFOPA e membro da Comissão do Concurso, Alcione Lima de Freitas, explica que nas escolas municipais e estaduais que receberão o concurso, as equipes de trabalho serão formadas por funcionários das próprias escolas. Já para atuar na fiscalização da prova nos câmpus da UFOPA, “a Comissão solicitou a todas as unidades administrativas e acadêmicas da Universidade os nomes dos servidores interessados em colaborar no processo e repassou a lista aos coordenadores contratados pela Fadesp”, disse.

Demanda

O cargo mais concorrido do certame é o de Técnico em Assuntos Educacionais – Santarém, com 571 inscritos para 4 vagas ofertadas, resultando em uma demanda de 142,75 candidatos/vaga. Em seguida, estão o cargo de Assistente em Administração – Óbidos, com 132 inscritos para 1 vaga, e o de Assistente em Administração – Santarém, com 9.229 inscritos para 80 vagas, resultando em uma demanda de 115,36 candidatos/vaga. A lista completa das demandas por cargo encontra-se disponível no sítio da Fadesp.

A previsão é que a homologação do resultado final do concurso seja publicada no dia 3 de janeiro de 2014 no Diário Oficial da União (DOU). O prazo de validade do concurso será de 1 ano, prorrogável por igual período a critério da Instituição.

Confira a relação dos cargos Técnico-Administrativos em Educação:

Nível Médio: Assistente em Administração; Técnico em Laboratório/Áreas: Análises Clínicas, Biologia, Biodiagnóstico, Biotecnologia Vegetal, Construção Naval, Física, Morfofisiologia Animal, Química, Recursos Pesqueiros; Técnico em Agropecuária, Contabilidade, Edificações, Eletrotécnica, Refrigeração, Saneamento, Segurança do Trabalho; Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais; e Técnico em Tecnologia da Informação.

Nível Superior: Administrador, Arquiteto e Urbanista, Arquivista, Assistente Social, Bibliotecário-Documentalista, Contador, Engenheiro Agrônomo; Engenheiro/Áreas: Ambiental, Civil, Eletricista e Sanitarista; Estatístico, Farmacêutico-Bioquímico, Jornalista, Médico Veterinário, Nutricionista, Pedagogo, Programador Visual, Psicólogo, Publicitário, Relações Públicas, Secretário Executivo, Técnico em Assuntos Educacionais e Analista de Tecnologia de Informação.

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

12/12/2013