Reitor da UFOPA recebe prêmio de Personalidade Amazônica nesta sexta, 22
Ocorrerá no próximo dia 22 a sessão solene de outorga dos Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente 2013, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), em Boa Vista (RR). O reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Prof. Dr. José Seixas Lourenço, será o principal homenageado, tendo sido escolhido na categoria Personalidade Amazônica.
As premiações anuais foram instituídas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Banco da Amazônia, com apoio da Confederação Nacional da Indústria e do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa.
O Prêmio Samuel Benchimol reconhece e homenageia projetos inovadores nas categorias ambiental, econômico-tecnológica e social, bem como pessoas (empresários, executivos, acadêmicos, gestores de políticas públicas etc.) que contribuem para o desenvolvimento sustentável da região – categoria Personalidade Amazônica. Já o Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente identifica projetos com abordagem integrada e iniciativas de suporte ao desenvolvimento regional, com o objetivo de estimular iniciativas inovadoras nos campos econômico e educacional. Na edição 2011, o Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da UFOPA foi premiado com o 1º lugar na categoria Suporte ao Desenvolvimento Regional.
A indicação do reitor da UFOPA para concorrer à categoria partiu da Federação das Indústrias do Pará (FIEPA) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA). O julgamento dos prêmios ocorreu no último dia 17 de outubro em Boa Vista (RR) pela Comissão Julgadora, que é composta por representantes das entidades promotoras e apoiadoras dos prêmios dos diversos estados da Amazônia Legal, um representante da família de Samuel Benchimol e membros de livre escolha do presidente-executivo e da presidência do Banco da Amazônia, selecionados a cada ano. As categorias são julgadas por subcomissões temáticas, com exceção da Personalidade Amazônia e da Empresa da Amazônia, decididas pelo plenário da comissão.
Sobre o homenageado
José Seixas Lourenço tem graduação em Física pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em Geofísica pela Universidade de Berkeley, Califórnia (EUA). Iniciou sua carreira de gestor como diretor do Centro de Ciências Geofísicas e Geológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA), de 1973 a 1981. Foi reitor da UFPA no período de 1985 a 1989, tendo criado o programa de interiorização daquela universidade.
Exerceu cargos de gestão em importantes instituições de ensino e pesquisa da Amazônia, dentre as quais o Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG (diretor de 1982 a 1985), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA (diretor de 1992 a 1999) e Associação de Universidades Amazônicas (Unamaz) – que congrega cerca de 50 instituições de ensino, pesquisa e extensão dos países membros do Tratado de Cooperação Amazônica –, da qual é cofundador e foi presidente (1987 a 1997).
Seixas Lourenço foi, ainda, presidente da Companhia de Mineração do Pará – Paraminérios (1989 a 1991), secretário de Coordenação dos Assuntos de Amazônia Legal do Ministério do Meio Ambiente (MMA), secretário executivo do Conselho Nacional da Amazônia Legal (Conamaz), assessor especial do Ministério da Ciência e Tecnologia para Assuntos de Regionalização das Ações de C&T e presidente da Sociedade Brasileira de Geofísica (1978 a 1983), além de ter participado de dezenas de conselhos e comissões. Muito do que se tem hoje nas instituições produtoras de Ciência, Tecnologia e Inovação atuando na Amazônia é fruto de sua contribuição.
Atuação na UFOPA
José Seixas Lourenço presidiu a Comissão de Implantação da Universidade Federal do Oeste do Pará e, desde 2009, é reitor pro tempore da instituição, que surgiu para ser a primeira universidade federal com sede no interior da Amazônia, com atuação nos municípios de Santarém (sede), Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. Em 4 anos, completados no último dia 5, a Universidade propiciou o acesso a quase 5.000 alunos em seus programas regulares, com previsão de entrada de outros 1.200 jovens em 2014; e está proporcionando a qualificação de 3.500 alunos-professores através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). A Universidade já dispõe de 10 cursos de especialização latu sensu, 5 mestrados e 2 doutorados.
Nesse período, a UFOPA ampliou suas instalações físicas, incluindo um prédio de salas especiais no Câmpus Tapajós e outro de 4 andares no Câmpus Rondon, e deu início ao processo de construção do Restaurante Universitário (RU), que possibilitará o atendimento de aproximadamente 6 mil usuários por dia. Destacam-se, ainda, a implantação do Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós, em parceria com o Governo do Estado e apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e a proposta entregue ao Ministério da Educação (MEC) de criação do Instituto de Saúde Coletiva.
A atuação de Seixas Lourenço tem sido marcada pelo compromisso com a sociedade, criação de projetos inovadores, defesa dos interesses regionais e ampliação de oportunidades educacionais e acesso de jovens à carreira científica.
Prêmios e distinções:
Entre as homenagens e distinções recebidas pelo professor, estão:
- Ordem do Mérito Grão-Pará, no grau de Grande Oficial, concedida pelo Governo do Estado do Pará (1987);
- Títulos Honoríficos de Cidadão de Castanhal (1987), Soure (88), Altamira (89), Santarém (90) e Marabá (91);
- Título de Professor Honoris Causa da Universidade Federal do Maranhão – UFMA (1987);
- Prêmio Anísio Teixeira, conferido pela Capes/MEC, em reconhecimento à excepcional contribuição ao desenvolvimento das instituições educacionais e científicas no Brasil através do magistério, da pesquisa e da liderança institucional, entregue pelo Presidente da República (1991);
- Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo, conferida pelo Presidente da República (1993);
- Cientista do Ano no Oscar Visão Amazônica, conferido pelo Sistema de Comunicação Visão Amazônica e pelo Sindicato dos Jornalistas do Amazonas (1994);
- Fellow of the Institute Institute of Brazilian Business and Public Management Issues of the George Washington University, School of Business and Public Management (1998).
- 16.11.2004 – Diploma de Honra ao Mérito pela notável contribuição ao conhecimento das plantas medicinais do Brasil, por ocasião do XVIII Simpósio de Plantas Medicinais.
- 16.12.2010 – Outorga pela Associação Panamazônia da Medalha Grandes Amazônidas, em reconhecimento pela valiosa contribuição à difusão e ao fortalecimento do movimento pan-amazonista.
- 9.11.2011 – Outorga pelo Quality TV & Jornais do Prêmio Imprensa e Prêmio Quality.
Para conferir a lista de agraciados dos prêmios Samuel Benchimol em 2013, acesse: www.amazonia.mdic.gov.br.
Comunicação/UFOPA
11/11/2013