Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Novembro UFOPA cria Unidade Experimental de Campo

UFOPA cria Unidade Experimental de Campo

O Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) aprovou a criação da Unidade Experimental de Campo “Fazenda Experimental” - UEC. Trata-se de uma Unidade Acadêmica Especial, que, segundo o Estatuto da UFOPA, define-se como “órgão de ensino que realiza atividades de pesquisa, extensão e culturais, cuja natureza é de experimentação, estágio e complemento da formação profissional em interação com as unidades acadêmicas pertinentes”. A nova unidade realizará atividades de campo em níveis de graduação e de pós-graduação, atendendo a todas as demais unidades acadêmicas da Universidade - institutos temáticos e Centro de Formação Interdisciplinar (CFI).

A UEC é formada pelas propriedades rurais pertencentes à UFOPA, tais como a Fazenda Pica-Pau, com 700 hectares, localizada no km 37 da Rodovia Curuá-Una, e a antiga Fazenda da SUDAM. Também está em processo de aquisição a Fazenda Curupira, também localizada no Km 37 da Curuá-Una, que possui 200 hectares de área.

“Estamos empreendendo discussões para podermos dotar a UEC de infraestrutura, como salas de aula e de reuniões. Há vários espaços e ambientes propícios para diversas atividades nas áreas de zootecnia, floresta etc.”, afirma o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica, Prof. Dr. Marcos Ximenes Ponte.

Com estrutura acadêmica e administrativa própria, a Unidade Experimental deverá cumprir as políticas de ensino, pesquisa e extensão, conforme previsto em Estatuto e no Regimento Geral da UFOPA, em consonância com as diretrizes das demais unidades e dos projetos político-pedagógicos de suas subunidades. A UEC terá um diretor e um vice-diretor, que serão eleitos entre os docentes efetivos da unidade e nomeados pelo reitor, e um conselho, que será seu órgão colegiado máximo.

Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

14/11/2013