Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Outubro Câmpus Monte Alegre da UFOPA recebe seminário da Agenda Cidadã

Câmpus Monte Alegre da UFOPA recebe seminário da Agenda Cidadã

Os Seminários da Agenda Cidadã e PARFOR ocorrem nos sete câmpus da UFOPA até o dia 2 de novembro.

O Projeto Agenda Cidadã, que realizou um amplo diagnóstico socioambiental em 22 municípios do Oeste do estado do Pará, promove, no período de 25 de outubro a 2 de novembro, o Seminário do Programa Agenda Cidadã (AGCID) e Parfor nos câmpus da UFOPA em Oriximiná, Alenquer, Óbidos, Monte Alegre, Itaituba, Juruti e Santarém. Nesta quarta-feira, dia 30, em Monte Alegre, o seminário ocorreu na Escola Técnica do Estado do Pará, no bairro do Planalto. Já nos municípios de Itaituba, Juruti e Santarém, o seminário ocorrerá nos dias 1º e 2 de novembro, com o lançamento do livro e a oferta de oficina curricular para os professores cursistas do Parfor.

Na abertura do seminário do município de Monte Alegre, a coordenadora da Agenda Cidadã no Oeste do Pará, a Prof. Dra. Dóris Faria, esteve presente, entregando os livros do projeto aos professores-cursistas do Parfor e também ao representante do prefeito de Monte Alegre, Júnior Baia.

Ainda durante a abertura, a coordenadora destacou o momento histórico para a universidade, que em novembro completa 4 anos de criação. “É histórico porque a UFOPA cumpriu um papel que nenhuma universidade no Brasil conseguiu fazer, pois das quatro universidades criadas no mesmo período, somente a UFOPA trouxe uma universidade para o interior da Amazônia. Essa foi a nossa missão. E nesses quatro anos, a UFOPA foi a universidade que mais trouxe inovação acadêmica ao Brasil. Começamos com 700 alunos herdados da UFPA e UFRA. E hoje, só no Parfor, são cerca de 3.500 alunos, e em toda a UFOPA, são cerca de 10 mil alunos. Além disso, devido ao modelo acadêmico, a UFOPA possui os mais baixos índices de evasão, pois enquanto as universidades possuem uma taxa de 33%, a UFOPA possui apenas 11% e mesmo assim, não é evasão, pois os nossos alunos possuem mobilidade dentro da universidade. Também avançamos na pós-graduação, criando três mestrados e dois doutoramentos, além dos 23 cursos de graduação e mais recentemente, a criação do sexto instituto, o de Saúde Coletiva ”, enfatizou a coordenadora.

Dados da Agenda

Para dar visibilidade aos dados pesquisados pelos professores cursistas do PARFOR, o projeto lançou o livro "Anais da Agenda Cidadã no Oeste do Pará", organizado pela Prof. Dra. Lígia Valadão e Prof. Dra. Dóris Faria. O livro, dividido em duas partes, traz os relatórios dos coordenadores nas duas primeiras etapas da AGCID 2, com os diagnósticos socioambientais (DAS) e os relatos de resgate de memória das comunidades locais (RM). Na segunda parte, o livro traz os resumos expandidos dos professores da UFOPA, discutindo alguns aspectos analisados a partir do diagnóstico.

Além do livro, todo o diagnóstico e o resgate da memória das comunidades pesquisas estão disponíveis na plataforma www.viconsaga/agendacidada, podendo ser acessado por qualquer pessoa em qualquer lugar.

Na avaliação do Prof. Dr. Valdomiro Sousa, coordenador da Agenda Cidadã em Monte Alegre, o projeto Agenda Cidadã é relevante, pois abrange aspectos socioambientais e também educacionais das comunidades estudadas. “A pesquisa conseguiu levantar esses aspectos da realidade e colocou de forma sistematizada por meio de gráficos esclarecedores. Isso tudo vai possibilitar que a sociedade do Oeste do Pará utilize estes dados para todos os níveis de ensino, da educação básica à pós-graduação, ou seja, esta base de dados poderá favorecer o desenvolvimento de pesquisas futuras”, acredita.

Já para o bolsista do projeto, o professor-cursista Raimundo Rodrigues Vieira, que trabalha no município de Prainha, a oportunidade de trabalhar para o projeto foi gratificante. “Foi importante porque o projeto desenvolveu uma pesquisa socioambiental. Foi um pouco difícil devido às nossas condições geográficas, mas mesmo assim foi muito gratificante”, disse.

Serviço - O Projeto Agenda Cidadã é uma realização do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) e do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da UFOPA, em conjunto com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com o apoio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC).

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

31/10/2013