Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Outubro Mais de 800 pessoas assistem à abertura da II Jornada Acadêmica da UFOPA

Mais de 800 pessoas assistem à abertura da II Jornada Acadêmica da UFOPA

Auditório do Câmpus Tapajós - Foto: Luiz Mota

Mais de 800 pessoas, entre alunos e professores da UFOPA, participaram da cerimônia de abertura da II Jornada Acadêmica da universidade, realizada nesta segunda-feira, dia 21, no auditório do Câmpus Tapajós. Estiveram presentes à cerimônia de abertura do evento o pró-reitor de Ensino de Graduação (PROEN), Prof. José Aquino Oliveira, representando o reitor José Seixas Lourenço; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT), Prof. Marcos Ximenes; e o pró-reitor da Comunidade, Cultura e Extensão (PROCCE), Prof. João Roberto Pinto Feitosa.

Pelo segundo ano consecutivo, a Jornada Acadêmica da UFOPA reúne o Seminário de Iniciação Científica, voltado aos bolsistas do Programa PIBIC; o Seminário de Pesquisa e Inovação, voltado aos bolsistas do PIBIT; e os seminários de graduação e de pós-graduação, voltado para os alunos de graduação e pós-graduação.

Este ano, o Prof. Dr. Paulo Barone, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi o convidado da palestra de abertura da jornada, que teve como norte o papel da universidade brasileira no contexto da inovação.

Durante a palestra, no atual contexto da busca por relevância por meio das pesquisas em inovação tecnológica, destacou o Prof. Barone, os universitários brasileiros assumem papel fundamental, pois serão eles que ajudarão as universidades brasileiras a encontrar o rumo da inovação, ocorrido em países desenvolvidos, que investiram na indústria química e elétrica, por exemplo. “Os investimentos alemães e americanos, que ocorreram na mesma época, geraram, além do desenvolvimento de novos produtos e do desenvolvimento do século XX, um grande complexo de universidades e indústrias que cooperam pela pesquisa, pelo desenvolvimento de novos conhecimentos. É por essa razão que vivemos a revolução da indústria, da tecnologia e da informação. Aqui no Brasil, em vez de lidar com a agenda dos problemas nacionais, a universidade brasileira lida com agenda de outros países. Portanto, um dos fatores essenciais para a universidade brasileira entrar nos trilhos é fazer a universidade brasileira encontrar a agenda do desenvolvimento nacional. Isso é muito mais verdade para uma região única, como a região Amazônica, não há demandas na sociedade como as que existem aqui”, destaca.

É dentro desta realidade local, na opinião de Paulo Barone, que a UFOPA é uma instituição privilegiada, pois ela está ligada a essas agendas. “Porém, ao mesmo tempo, ela está sujeita a um contexto de financiamentos e de políticas que deverão acompanhá-la para que a universidade possa seguir nessa direção“, adverte.

Na avaliação de Barone, não há a possibilidade de desenvolver uma universidade relevante sem um olhar para a realidade local. “Isso é um sinal de que a busca pela relevância é o mesmo rumo do desenvolvimento nacional, regional e local”, acredita.

A programação da II Jornada Acadêmica da UFOPA continua até sexta-feira, dia 25, no Câmpus Tapajós. Na quinta-feira, dia 24, ocorrerá o I Seminário de Graduação, com apresentação de trabalhos nas modalidades pôster e comunicação.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

22/10/2013