Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Outubro Seminário Indígena reúne etnias e discute o ingresso na UFOPA

Seminário Indígena reúne etnias e discute o ingresso na UFOPA

Pró-Reitor de Ensino de Graduação, José Aquino Oliveira, abriu os trabalhos do seminário.

Mais de 80 lideranças indígenas de diversas etnias que vivem em toda região Oeste do Pará participaram na última segunda e terça-feira, dia 28 e 29, no prédio anexo ao Campus Amazônia da UFOPA, do Seminário Indígena da instituição, evento que discute formulações de diretrizes para o edital do Processo Seletivo Especial 2014, voltado para os candidatos indígenas.

O Prof. Dr. José Oliveira Aquino, pró-reitor de Ensino de Graduação, deu as boas-vindas aos indígenas presentes e durante a abertura destacou o processo contínuo de melhoria e atendimento às demandas sociais da Universidade. Logo em seguida, a Profa. Dra. Luciana Carvalho, representante da comissão coordenadora do PSE 2014, apresentou a pauta do seminário, que também discutiu as condições de permanência do estudante indígena no ensino superior, a proposta de oferta de cursos de licenciatura interculturais e do curso de Etnodesenvolvimento.

Desde o ano de 2011, a UFOPA realiza processo seletivo exclusivo para candidatos indígenas, e atualmente 125 indígenas estudam na Universidade. Para Poró Borari, liderança da etnia Borari, e estudante do 3º semestre do curso de pedagogia da UFOPA, a participação das lideranças indígenas é importante para a melhoria das políticas afirmativas para o ingresso do indígena na universidade. “Precisamos participar desses momentos para discutir qual associação pode expedir a declaração de que o candidato é realmente indígena e qual a logística necessária para a nossa permanência na Universidade”, defende Poró Borari.

Após a sistematização e análise das pautas levantadas no seminário, a UFOPA deve lançar o edital do PSE/UFOPA 2014, previsto para ocorrer no mês de dezembro, e as provas, que ocorrerão em duas fases, em janeiro de 2014. A novidade é que, este ano, as inscrições e provas também serão realizadas nos câmpus da UFOPA em Itaituba e Oriximiná.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

28/10/2013