Você está aqui: Página Inicial Notícias 2013 Setembro Abertas as inscrições para o Programa de Bolsas de Extensão

Abertas as inscrições para o Programa de Bolsas de Extensão

A Pró-reitoria da Comunidade, Cultura e Extensão (PROCCE) da UFOPA inicia hoje, 5 de setembro de 2013, as inscrições para seleção de propostas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), de acordo com as normas definidas no edital 1/2013-PIBEX. Poderão participar na condição de proponentes, professores doutores ou mestres que fazem parte do quadro efetivo da UFOPA com dedicação exclusiva.

As inscrições serão realizadas, somente por e-mail com formulário próprio da PROCCE (Anexo I do edital), no período de 5 a 15 de setembro de 2013. As propostas devem ser encaminhadas, em um único arquivo em formato Word, para o e-mail dpp.ufopa@gmail.com, com o título “Proposta PIBEX 2013”. A PROCCE publicará até o dia 25 de setembro de 2013 a listagem contendo as propostas contempladas pelo PIBEX/2013.

Os projetos poderão ser desenvolvidos por um ou mais programas, institutos e câmpus da UFOPA e deverão se enquadrar em uma das Áreas Temáticas e Linhas Programáticas Extensionistas, previstas no Plano Nacional de Extensão, a saber: Comunicação; Cultura e Arte; Patrimônio Cultural; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Promoção da Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho e Renda; Pesca e Aquicultura; Esporte e Lazer; Desenvolvimento Urbano; e Desenvolvimento Rural.

Extensão – O PIBEX reserva-se à bolsa de extensão, como auxílio financeiro ao aluno de graduação vinculado a um projeto de extensão, dirigido e acompanhado por um professor da UFOPA, no efetivo exercício de suas funções, visando ao estímulo de execução de projetos de produção, disponibilização, sistematização e divulgação de conhecimentos científicos e/ou tecnológicos que tenham como princípio norteador o ensino, a pesquisa e a extensão associado à inserção social.

São objetivos do programa: despertar interesse em extensão universitária e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação, assim como contribuir para a formação e a qualificação de cidadãos socialmente comprometidos; estimular os processos educativos, culturais, científicos e tecnológicos como forma de aprendizagem da atividade extensionista, articulados com o ensino e a pesquisa de forma indissociável e que viabilizem a relação transformadora entre a Universidade e a sociedade, contribuindo de forma plena para a inclusão social; e viabilizar a participação do aluno no processo de interação entre a Universidade e a sociedade por meio de atividades acadêmicas que contribuam para a sua formação profissional e para o exercício pleno da cidadania.

Confira o edital.

Maria Lúcia Morais – Comunicação/UFOPA